Olimpíadas 2016

Barbosa convoca seleção olímpica com veteranas e alta média de idade

Fábio Aleixo/UOL
Técnico Antonio Carlos Barbosa anuncia convocação da seleção brasileira feminina de basquete imagem: Fábio Aleixo/UOL

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

O técnico Antonio Carlos Barbosa anunciou nesta terça-feira as 18 pré-convocadas da seleção brasileira feminina de basquete que disputarão os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Da relação, seis atletas serão cortadas até o início da competição.

Jogando em casa, a equipe apostará em jogadoras experientes para buscar uma medalha. A média de idade de equipe é de 29,9 anos, com destaque para Êga (38 anos), Adrianinha (37), Kelly (36), Gilmara (35), Érika (34) e Iziane (34).

"Tenho respeito pelo trabalho feito pelo (ex-técnico da seleção, Luiz Augusto) Zanon e pela CBB. Mas os resultados obtidos nesta renovação não deram garantias e credibilidade para manter a renovação", justificou Barbosa.

"Em Olimpíada, não pode brincar e falar em renovação. Temos de usar as jogadoras que deram certo e trazer de volta as mais experientes. Sempre fui de fazer renovação, mas esta renovação que estava sendo feita não deu resultados convincentes”, completou.

A pré-convocação conta com as 12 jogadoras que foram campeãs sul-americanas no fim de semana, na Venezuela. Da lista, 16 jogadoras se apresentarão para treinos no dia 2 de junho - as duas últimas são as pivôs Clarissa e Érika, que defendem o Chicago Sky na WNBA e se apresentam apenas em 16 de julho.

Até a estreia na Olimpíada do Rio, a seleção brasileira feminina de basquete disputará sete amistosos, sendo três deles com a França na Europa. O torneio feminino da modalidade será disputado entre 6 e 21 de agosto; o Brasil está no Grupo A, ao lado de Japão, Austrália - adversária da estreia - e mais três seleções ainda indefinidas.

Confira a convocação

Armadoras
Adrianinha (Uninassau/América-PE): 37 anos
Babi Honório (Corinthians/Americana): 30 anos
Joice Rodrigues (Corinthians/Americana): 29 anos
Tainá Paixão (Uninassau/América-PE): 24 anos

Laterais
Isabela Ramona (Sampaio Basquete): 22 anos
Iziane (Sampaio Basquete): 34 anos
Jaque (Santo André): 30 anos
Palmira (Sampaio Basquete): 31 anos
Patty (Maranhão Basquete): 25 anos
Tatiane (Uninassau/América-PE): 25 anos

Ala-pivô
Damiris (Corinthians/Americana): 23 anos

Pivôs
Clarissa (Chigago Sky-EUA): 28 anos
Érika (Chicago Sky-EUA): 34 anos
Gilmara (Corinthians/Americana): 35 anos
Karina Jacob (Sampaio Basquete): 30 anos
Kelly (Uninassau/América-PE): 36 anos
Nadia (Sampaio Basquete): 27 anos
Êga (Maranhão Basquete): 38 anos


 

Topo