Olimpíadas 2016

Australiano abandona carreira na NFL para buscar sonho no rúgbi da Rio-2016

Tony Avelar/AP
Jarryd Hayne abandonou a NFL para disputa do rúgbi olímpico imagem: Tony Avelar/AP

Do UOL, em São Paulo

Ex-astro da National Rugby League da Austrália, o australiano Jarryd Hayne se arriscou na NFL em 2015, integrando o elenco do San Francisco 49ers. Após uma temporada sem muito destaque no futebol americano, o jogador anunciou no último domingo (15) sua aposentadoria do esporte para tentar realizar um sonho: disputar os Jogos Olímpicos.

Em um comunicado, o atleta declarou que tentará uma vaga na já classificada seleção de rúgbi de Fiji para Rio-2016.

“Me aposento da NFL porque o time de rúgbi de Fiji se aproximou de mim para falar sobre uma oportunidade de integrar a equipe para a próxima Olimpíada e eu não podia simplesmente deixar passar essa chance. A Olimpíada é algo que eu admiro desde pequeno e eu sinto que é uma oportunidade muito semelhante como quando integrei a NFL”, disse o jogador.

Aos 28 anos, Hayne entrou em campo em oito jogos da NFL, atuando como running back e retornador de punts. Ao todo, ele somou 17 corridas para 52 jardas e retornou oito punts para 76 jardas, alternando momentos da temporada no time principal e no chamado practice squad, onde as equipes mantêm uma reserva de atletas que são promovidos para compor o elenco em casos de lesões.

De volta ao rúgbi, ele atuará em uma modalidade distinta da que estava acostumado. Antes, ele praticou o chamado rúgbi league, também conhecido como rúgbi de 13, um derivado da versão mais popular do esporte, com 15 jogadores de cada lado.

Na Olimpíada, haverá dois torneios de rúgbi de sete, masculino e feminino. Como país sede, o Brasil está classificado para ambos.

Topo