Olimpíadas 2016

Carrasca de brasileiras garante vaga para a Rio-2016 no vôlei de praia

Alexandre Schneider/Getty Images
Kerri Walsh e April Ross comemoram ponto no Vitória Open imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

Tricampeã olímpica junto com Misty May, Kerri Walsh estará mais novamente em uma edição de Jogos Olímpicos. Desta vez ao lado de April Ross, a norte-americana confirmou nesta quarta-feira (18) a vaga para o evento que acontecerá em agosto no Rio de Janeiro.

A dupla completou seu 12º internacional, no Aberto de Cincinnati, do Circuito Mundial, um dos pré-requisitos da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) para conquistar a vaga. Além disso, Walsh e Ross atingiram a pontuação necessária no ranking olímpico para não serem ultrapassadas por nenhuma outra dupla dos Estados Unidos. Para os Jogos Olímpicos, se classificam apenas duas duplas por país.

Aos 37 anos, Kerri Walsh já tem três medalhas de ouros olímpicas, sempre ao lado de Misty May e quase sempre tendo brasileiras como vítimas. Na edição de 2004, em Atenas, as norte-americanas venceram Adriana Behar e Shelda na final. Já em 2008, foram duas vitórias sobre brasileiras: Larissa e Ana Paula nas quartas e Talita e Renata na semifinal do evento em Pequim.

A única edição em que Walsh não enfrentou brasileiras foi em Londres, em 2012. Na ocasião, a responsável por impor uma derrota ao Brasil foi justamente a nova parceira de Walsh: April Ross. Ao lado de Jennifer Kessy, ela venceu Juliana e Larissa na semifinal.

No caminho para os Jogos Olímpicos do Rio, Kerri Walsh precisou passar por uma cirurgia no ombro direito, em setembro de 2015, e voltou a jogar apenas em março deste ano, no Grand Slam do Rio de Janeiro.

A confirmação da vaga de Walsh e Ross virá apenas em 13 de junho. De acordo com o “USA Today”, é nessa data que a USA Volleyball anunciará as duplas que representarão o país no evento. Elas, no entanto, não poderão mais serem ultrapassadas por uma terceira dupla norte-americana no ranking.

Topo