Vídeos

Veja quem vai defender o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016

Jeff Swinger-USA TODAY Sports
Yane Marques está entre os 345 atletas brasileiros classificados para a Rio-16 imagem: Jeff Swinger-USA TODAY Sports

Do UOL, em São Paulo

Veja quem vai defender o Brasil nas 32 modalidades dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Atletismo  (38 vagas garantidas)

Os revezamentos 4x100m e 4x400m masculino e feminino já estão classificados, mas as equipes ainda não foram definidas. Além disso, alguns atletas já conseguiram índices para provas de pista e de campo. Todos os atletas têm até o dia 11 de julho de 2016 para obter os índices classificatórios para as suas provas.

Badminton (2 vagas garantidas)

O Brasil já tem garantida pelo menos uma vaga no masculino e outra no feminino. A lista final sairá pelo ranking mundial da modalidade que será divulgado em maio de 2016.

Basquete (Nenhuma vaga garantida)

A Federação Internacional de Basquete (FIBA) vai decidir no começo de agosto se inclui automaticamente o Brasil na disputa da Olimpíada. Caso contrário, as seleções masculina e feminina terão que passar por um torneio pré-olímpico,

Boxe (6 vagas garantidas)

Como país-sede, o Brasil tem direito a pelo menos seis vagas, sendo uma no feminino e cinco no masculino. A definição dos classificados acontecerá até julho de 2016.

Canoagem (8 vagas garantidas)

O Brasil já tem garantidas 5 vagas na canoagem slalom e 3 na canoagem de velocidade. Os nomes serão definidos a partir do Mundial da modalidade, que será realizado em agosto.

Ciclismo (6 vagas garantidas)

O Brasil já tem presença assegurada no BMX, no mountain bike e no ciclismo de estrada. Nas provas de pista, o país vai precisar garantir a sua vaga no mesmo processo que os outros competidores.

Esgrima (8 vagas garantidas)

O Brasil já tem oito vagas garantidas, mas o número pode dobrar caso os esgrimistas brasileiros atinjam as exigências da federação internacional da modalidade.

Futebol (36 vagas garantidas)

As seleções masculina e feminina já estão classificadas. A lista final de convocados tem que ser entregue no dia 18 de julho de 2016.

Ginástica (9 vagas garantidas)

Por enquanto o Brasil tem duas vagas na ginástica artística, uma na ginástica de trampolim e seis na ginástica rítmica. Os atletas serão definidos em 2016.

Golfe (2 vagas garantidas)

Um atleta no masculino e outro no feminino já estão classificados. Mais vagas podem aparecer se algum outro jogador ou jogadora do país estiver entre os 60 primeiros colocados do ranking mundial que será divulgado no dia 11 de julho de 2016.

Handebol (28 vagas garantidas)

O Brasil está classificado para disputar os torneios masculino e feminino. A lista final de atletas convocados será divulgada no dia 18 de julho de 2016.

Hipismo (12 vagas garantidas)

O Brasil tem 12 vagas garantidas, sendo 4 no CCE, 4 no adestramento e 4 nos saltos. A lista de atletas convocados só será conhecida em julho de 2016.

Hóquei na grama (16 vagas garantidas)

O Brasil só irá disputar o torneio masculino de hóquei na Olimpíada. Os 16 convocados serão divulgados em 18 de julho de 2016.

Judô (14 vagas garantidas)

Um atleta brasileiro por categoria já está classificado para a Olimpíada. A Confederação Brasileira de Judô promete respeitar o ranking mundial da categoria que será divulgado em 30 de maio de 2016, mas afirma que pode fazer alguma alteração.

Levantamento de peso (5 vagas garantidas)

Por ser o país-sede, o Brasil tem direito a cinco vagas. Mas esse número pode dobrar dependendo do desempenho dos atletas do país até a Olimpíada. Os classificados serão definidos pelo ranking olímpico da modalidade que será divulgado no dia 20 de junho de 2016.

Luta Olímpica (4 vagas garantidas)

O Brasil já tem quatro vagas garantidas. Até os Jogos serão quatro eventos pré-olímpicos, que podem dar ao país mais vagas na Olimpíada.

Nado sincronizado (9 vagas garantidas)

A Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos tem até o dia 18 de julho de 2016 para definir quais são as nove atletas que defenderão o Brasil na Olimpíada.

Natação

Os representantes do Brasil nas provas de maratona aquática já estão definidos: Poliana Okimoto, Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha (10km). Para as provas na piscina, os nadadores terão apenas duas seletivas (o Torneio Open, de dezembro, em Santa Catarina, e o Troféu Maria Lenk, de abril, no Rio de Janeiro) para obter o índice olímpico, respeitando sempre o limite de dois atletas por prova.

Pentatlo moderno

O Brasil também tem uma vaga garantida na disputa masculina do pentatlo: Yane Marques.

Remo (2 vagas garantidas)

Por enquanto o Brasil tem duas vagas garantidas: uma no skiff simples masculino e outra no skiff simples feminino. Outras vagas podem ser conquistadas no Mundial da modalidade, em 2015, ou em torneios pré-olímpicos que serão realizados em 2016.

Rúgbi (24 vagas garantidas)

As seleções masculina e feminina do Brasil estão classificadas para a Olimpíada. A convocação para os Jogos tem que ser feita até o dia 18 de julho de 2016.

Saltos Ornamentais

Por ser o país-sede o Brasil tem quatro vagas garantidas no masculino e outras quatro no feminino. Cesar Castro, no trampolim de 3 m, é nome certo. As outras vagas podem ser obtidas no torneio pré-olímpico, que ainda não tem data marcada, ou no Mundial de Saltos Ornamentais, que será realizado no Rio em fevereiro de 2016.

Taekwondo (4 vagas garantidas)

Duas vagas no masculino e outras duas no feminino já estão garantidas. O número pode dobrar, desde que o país tenha um atleta entre os seis primeiros colocados em cada categoria do ranking mundial da modalidade em dezembro de 2015. Além disso, o atleta ainda terá uma nova chance de se classificar no torneio pré-olímpico que será realizado no começo de 2016.

Tênis (2 vagas garantidas)

O Brasil terá na Olimpíada pelo menos um tenista na chave masculina e uma na chave feminina. As outras vagas serão obtidas pelo ranking mundial do dia 6 de junho de 2016, respeitando o limite de quatro atletas por país em cada chave.

Tênis de mesa

O Brasil tem 6 vagas garantidas por ser o país-sede. Hugo Calderano já está garantido na disputa do simples e por equipes.

Tiro esportivo

O Brasil tem ainda 10 vagas garantidas. Entre as quais três já estão definiadas: Cassio Ripel (carabina deitado), Julio Almeida (pistola 50m) e Felipe Wu (pistola de ar).

Tiro com arco (6 vagas garantidas)

O Brasil já tem garantidas três vagas no masculino e outras três no feminino.

Triatlo (2 vagas garantidas)

O Brasil tem pelo menos um atleta garantido no masculino e outro no feminino. O país ainda pode classificar mais quatro atletas, dependendo da posição deles em campeonatos pré-olímpicos e no ranking mundial da modalidade do dia 15 de maio de 2016.

Vela

Martine Grael e Kahena Kunze, na classe 49FX; Ana Barbacham e Fernanda Oliveira, na 470 feminino; Jorge Zarif, na Finn; Ricardo Winicki, no RS:X masculino; e Patricia Freitas, no RS:X feminino, já garantiram vaga na vela para o Rio-16. O Brasil ainda tem outras oito vagas garantidas nas classes Laser, 49er, Laser Radial e Nacra 17.

Vôlei de praia (8 vagas garantidas)

O Brasil já garantiu duas duplas masculinas e duas duplas femininas na Olimpíada. Os classificados serão aqueles que ficarem nos primeiros lugares no ranking olímpico que será divulgado no dia 13 de junho de 2016.

Vôlei (24 vagas garantidas)

As seleções masculina e feminina estão classificadas para a Olimpíadas. Os convocados serão conhecidos até o dia 18 de julho de 2016.

 

Topo