Popov considera doping de Cielo inaceitável e diz que se 'mataria' no lugar do brasileiro

Do UOL, em São Paulo

  • AP

    Russo Alexander Popov vence os 50 m livre nos Jogos Olímpicos de Barcelona, realizados em 1992

    Russo Alexander Popov vence os 50 m livre nos Jogos Olímpicos de Barcelona, realizados em 1992

Bicampeão olímpico dos 50 m e 100 m livre em 1992 e 1996, o russo Alexander Popov não economiza quando o assunto é Cesar Cielo. Hoje dirigente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o ex-nadador considera inaceitável o episódio ocorrido com o brasileiro, que junto com outros três nadadores foi pego no doping no ano passado após ser flagrado com furosemida. Posteriormente, Cielo acabou absolvido pela Corte Arbitral do Esporte (CAS), mas Popov segue com a mesma opinião: a de que o brasileiro deveria se aposentar.

“É uma pergunta difícil. Mas eu tenho uma opinião pessoal a respeito. Quando se acorda pela manhã e se olha para o espelho, gosto de ver o reflexo e dizer: ‘Sou honesto. Fiz tudo corretamente e jogo limpo’. Aí sim se pode olhar nos olhos dos oponentes e estar em pé de igualdade. A questão a se fazer é: os brasileiros podem fazer este exercício? Não sei. Pergunte a eles. Todos temos princípios. Quando se quebra a regra uma vez, está acabado. Uma vez que você quebra a regra, você muda”, disse o nadador em entrevista ao jornal Lance!.

Hoje com 40 anos, Alexander Popov disse que se mataria caso este fato tivesse ocorrido com ele, durante a sua época de nadador. Para o russo, ser campeão olímpico e estar envolvido em um caso de doping não combinam.

“Honestamente, eu vejo este caso do meu próprio ponto de vista. Tento fazer um exercício e me pôr no lugar dos nadadores pegos. O que faria? Provavelmente me mataria. Eu me apresentaria a público e diria: ‘olhe, estou me aposentando da natação’. É o que eu faria. Eu não conseguiria ser campeão olímpico e ter um caso daqueles. Não posso aceitar aquilo”, acrescentou.

De acordo com Popov, o nadador brasileiro Gustavo Borges compartilha da mesma opinião  em relação ao caso de Cielo, o qual considera inaceitável. Ele ainda deixa no ar que a derrota de Cesar Cielo nos 50 m em Londres (foi apenas bronze) teria sido um troco por causa do doping.

“Não tinha relação alguma com Cielo, mas sou amigo de Gustavo. Estou certo de que Gustavo tem a mesma opinião. Comentamos rapidamente sobre o caso de doping. Na minha opinião, é um caso inaceitável. Ser um campeão olímpico e se envolver em um escândalo daquele é inaceitável. Será que a derrota na final dos 50 m foi um troco? Talvez”, completou.

Brasileiros em Londres - dia 12
Brasileiros em Londres - dia 12

UOL Cursos Online

Todos os cursos