Baiana abusa dos agarrões, é punida e Brasil perde sua 1ª luta na estreia do boxe feminino

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • Scott Heavey/Getty Images

    Brasileira Érica Matos (e) perdeu para venezuelana em sua estreia, neste domingo

    Brasileira Érica Matos (e) perdeu para venezuelana em sua estreia, neste domingo

Na estreia olímpica do boxe feminino, o Brasil foi derrotado em sua primeira participação. Em um combate marcado por muitos agarrões, a baiana Érica Matos sofreu duas punições que fizeram a diferença no desenvolvimento da luta e no placar final. A brasileira enfrentou a venezuelana Karlha Magliocco na categoria até 51 kg e acabou eliminada nas oitavas de final por mínima diferença: 15 a 14.

Os Jogos de Londres marcam a primeira vez em que as mulheres ganharam o direito de disputar o boxe, o que representa também uma marca das próprias Olimpíadas, com categorias femininas em todas as modalidades em 2012, algo inédito até então. Diferentemente dos três rounds de três minutos, o boxe feminino tem quatro assaltos de dois minutos.

1ª luta da história: vitória russa

  • A estreia do boxe feminino em Olimpíadas teve vitória para a Rússia. Na mesma categoria de Érica, até 51 kg, Elena Savelyeva levou a melhor sobre a norte-coreana Hye Song Kim, pelo placar de 12 a 9. Em todos os quatro assaltos a campeã mundial de 2010 conseguiu marcar três pontos e, apesar da rival conseguir equilibrar algumas vezes a disputa, nunca conseguiu passar à frente. Com o resultado, a russa já está a um triunfo do pódio, já que o boxe distribui medalhas aos dois semifinalistas, independentemente do resultado da disputa pela vaga na final.

  • "O Mundial eas Olimpíadas são parecidos, mas aqui tem mais gente, muito mais mídia, então você sente uma sensação diferente", afirmou a primeira vencedora, sobre a estreia da modalidade.

"Foi muito duro chegar até aqui. Eu estava preparada, mas infelizmente não deu. Mas é importante para que as meninas da próxima geração possam se espelhar em nós", disse Érica, que completou. "Falta reconhecimento [para o boxe no Brasil]. O preconceito aina existe, mas já não é mais tão grande."

Já no início do primeiro round o combate se mostrou movimentado, com ambas as pugilistas atacando e alguns clinches amarrando o combate. Na parte final do assalto, a venezuelana conseguiu alguns golpes certeiros, que lhe permitiram abrir ligeira vantagem: 3 a 2.

Na volta, Érica mostrou melhor noção de distância e atacou e contra-atacou com mais precisão, apesar das duas lutadoras seguirem se agarrando a todo momento. A brasileira conseguiu fazer 3 a 1 e virar o placar. No terceiro round, Érica ganhou grande prejuízo com uma falta por agarrar demais e perdeu dois pontos, voltando a ficar atrás, com 9 a 8.

Como fez no segundo giro, Érica tentou apostar mais no contra-ataque no round final, controlando a distância para virar o placar nos últimos dois minutos. Pela segunda vez os agarrões levaram as pugilistas ao chão, e desta vez a punição foi dupla. A venezuelana ainda acertou bons socos no minuto final e sacramentou a vitória e o avanço às quartas de final, com uma vantagem no placar que poderia ter sido evitada caso Érica não fosse punida uma vez a mais.

Casal de pugilistas noivou na TV

Apesar de ficar sem vaga para o Pan-Americano de 2011, em Guadalajara, Érica marcou um dos momentos românticos da competição. Ela foi pedida em casamento por Robson Conceição, pugilista que estava no México e usou uma entrevista pela televisão para surpreendê-la. Érica assistia à transmissão e ligou para Robson aceitando o pedido.

Medalhista de bronze no Pan-2011, o baiano Robson Conceição também não conseguiu uma boa participação em Londres. Como Érica, logo em sua estreia o pugilista perdeu e se despediu prematuramente da competição, caindo diante do britânico Josh Taylor .

Campeã mundial de 2010 também perde

Além de Érica Matos, Roseli Feitosa também foi derrotada logo na estreia da competição. A paulista, campeã mundial em 2010, lutou na categoria até 75 kg - seis quilos a menos de sua conquista no Mundial - e não conseguiu fazer frente em relação à chinesa Jinzi Li.

Li, medalhista de prata no Mundial de 2010, no peso até 75 kg, começou o combate aproveitando bem sua enorme envergadura e mantendo distância e golpeando com precisão Roseli. A distância aumentou round a round, com Roseli chegando ao último giro com seis pontos de desvantagem.

A brasileira teve no assalto final sua melhor performance indo para o ataque, mas não conseguiu reagir, perdendo pelo placar de 19 a 14 e se despedindo cedo dos Jogos.

"ADRIANA VENCEU COM GARRA E ROBENILSON FEZ LUTA DIGNA DE FINAL"

UOL Cursos Online

Todos os cursos