Uruguai falha nos escanteios contra Senegal e perde 1ª partida na história das Olimpíadas
Do UOL, em São Paulo
-
Stu Forster/Getty Images
Jogadores do Senegal comemoram vitória sobre o Uruguai no torneio olímpico de futebol
A defesa do Uruguai não funcionou neste domingo, no estádio de Wembley. Pelo menos não nos escanteios. Foi desta forma que a seleção de Senegal fez dois gols no primeiro tempo, ambos com Moussa Konate, e venceu os sul-americanos por 2 a 0, em duelo válido pela segunda rodada do grupo A. Assim, proporcionou aos uruguaios a primeira derrota na história dos Jogos Olímpicos.
As únicas duas participações do Uruguai em Jogos Olímpicos ocorreram em 1924 e 1928, quando o país se sagrou bicampeão e ganhou o apelido de ‘celeste olímpica’. Em ambas, não perdeu.
Com a derrota, o Uruguai perde também a primeira posição do grupo A. Com três pontos, os sul-americanos acabam ultrapassados pela própria seleção de Senegal, que empatou na estreia e vai a quatro. Reino Unido e Emirados Árabes Unidos, em duelo que acontece às 15h45 deste domingo, completam a segunda rodada da chave.
O responsável pela primeira derrota do Uruguai em Olimpíadas foi Konate. Ele abriu o placar logo aos 10min. Em escanteio da direita, seu companheiro finalizou de peixinho e o goleiro Campana defendeu no susto, espalmando para o meio da pequena área; no rebote, o camisa 7 de Senegal não desperdiçou e mandou para as redes. 1 a 0.
O segundo da seleção senegalesa saiu aos 37min de jogo, agora após cobrança de escanteio do lado esquerdo. Desta vez Konote apareceu entre os zagueiros na primeira trave e desviou no canto oposto, sem chances para Campana.
O Uruguai, por sua vez, até chegou a pressionar Senegal, especialmente no segundo tempo. Nicoláz Lodeiro, recém-contratado pelo Botafogo e destaque do primeiro jogo, na vitória de 2 a 1 sobre os Emirados Árabes Unidos, desta vez começou como titular, mas pouco fez.