Seleção feminina abre Olimpíada por fim de traumas e novo reinado de Marta

Do UOL, em São Paulo

  • Christof Koepsel/Getty Images

    Cinco vezes eleita a melhor do mundo, Marta ficou sem o prêmio em 2011 e busca recuperá-lo

    Cinco vezes eleita a melhor do mundo, Marta ficou sem o prêmio em 2011 e busca recuperá-lo

A Olimpíada de 2012 começa nesta quarta-feira com a primeira rodada do futebol feminino. Para o Brasil, o pontapé inicial ocorre às 14h45 (horário de Brasília) e, apesar de esses serem os Jogos de Londres, a bola vai rolar em Cardiff (País de Gales), quando a seleção feminina de futebol estreia contra Camarões.

Será a quinta edição do torneio feminino e a seleção brasileira busca a inédita medalha de ouro. Em Pequim (2008) e Atenas (2004), faturou a prata. O sonho do título acabou duas vezes na prorrogação, quando Marta e Cia perderam para os Estados Unidos, que faturaram três ouros (o primeiro deles em 1996). A Noruega ganhou em 2000.

É uma nova oportunidade para as mulheres do Brasil encerrarem a série de fracassos em partidas decisivas. Além das derrotas em duas semifinais e duas finais de Olimpíadas, perderam também uma semi e uma final de Copa do Mundo.

"É um sonho que venho buscando há muito tempo. Já tenho duas medalhas de prata, agora, é a oportunidade de reverter essas duas finais perdidas. É um momento de trabalho e dedicação, e espero que o time, se chegar à final, tenha aprendido a lição", declarou Marta, durante o período de preparação.

Para a craque alagoana, brilhar na Olimpíada será um passo importante na busca por um novo reinado como a melhor do mundo. Vencedora do prêmio por cinco vezes, a camisa 10 da seleção viu a japonesa Homare Sawa faturar a estatueta em 2011, por levar seu país ao título mundial.

 

A seleção nacional, comandada por Jorge Barcellos, encara, além de Camarões, a Nova Zelândia e o Reino Unido. As favoritas Japão e Estados Unidos são cabeça-de-chave nas outras duas chaves. A primeira fase não é das mais complicadas, já que se classificam os dois primeiros de cada grupo e ainda os dois melhores terceiros colocados.   

BRASIL X CAMARÕES

Data: 25/7/2012, quarta-feira
Horário: às 14h45 (de Brasília)
Local: estádio Millennium, em Cardiff (País de Gales)

BRASIL
Andreia, Fabiana, Bruna Benites, Aline Pellegrino, Renata Costa e Maurine; Francielle, Formiga e Ester; Cristiane e Marta
Técnico: Jorge Barcellos

CAMARÕES
Ngo Ndom, Manie, Sonkeng, Meffoumetou e Ngono; Zouga, Bella, Feudjio e Beyene; Iven e Onguene
Técnico: Enow Nagatchu

Marta
Marta

UOL Cursos Online

Todos os cursos