Escândalo de subornos na Fifa será discutido pelo Comitê Olímpico Internacional

Reuters

  • REUTERS/Oleg Popov/Files

    João Havelange estava sendo investigado pelo COI por suborno

    João Havelange estava sendo investigado pelo COI por suborno

O Comitê Olímpico Internacional (COI) vai discutir os escândalo de propinas envolvendo o presidente de honra da Fifa, João Havelange, e o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira. O COI, entretanto, descartou qualquer punição a Havelange, que foi membro da entidade até o final do ano passado, quando renunciou ao cargo.

Em documento divulgado na última semana ficou comprovado que os dois cartolas brasileiros receberam mais de R$ 45 milhões em propinas da empresa de marketing esportivo ISL. A companhia era a detentora dos direitos de transmissão das Copas de 2002 e 2006. Havelange e Teixeira foram condenados pela Justiça suíça em 2010 e pagaram R$ 11 milhões de multa para encerrar o processo.

“Eu espero que esse tema seja discutido no conselho executivo, claro”, afirmou o presidente do COI, Jacques Rogge, em entrevista coletiva nesta segunda-feira. O dirigente, entretanto, não prevê nenhuma punição a Havelange. “Ele não é mais membro e não responde as regras do COI. Isso é evidente. Havelange renunciou ao cargo de membro e não foi eleito membro honorário”, completou Rogge.

UOL Cursos Online

Todos os cursos