Rubén Magnano acredita que "cultura do futebol" prejudica basquete brasileiro
Marcos Jorge
Do UOL, em São Paulo
-
Gaspar Nobrega/InovaFoto
Técnico argentino conversa com Larry Taylor em treino da seleção brasileira
O argentino Rubén Magnano parece adaptado à cultura brasileira. O argentino se esforça para orientar os atletas em português e já acumula mais de dois anos no comando da seleção de basquete. Porém, o treinador campeão olímpico em 2004 ainda se impressiona com a cultura do futebol no país, e acredita que isso prejudica o basquete no Brasil.
NBA PROMETE EXIBIÇÃO NO BRASIL
-
Para atender a demanda de atenção no Brasil, a NBA apresentou nesta segunda-feira a sua loja virtual local, que disponibilizará boa parte da linha de produtos da liga no país. No evento de promoção em São Paulo, o representante da entidade destacou o país como seu "terceiro mercado no mundo" e admitiu a intenção da realização de uma partida de pré-temporada em solo brasileiro.
“Eu entendo a paixão que o brasileiro nutre pelo futebol, mas acho que isso prejudica o basquete. Não o nosso trabalho na seleção brasileira, mas o basquete enquanto modalidade”, argumentou o treinador durante visita dos bicampeões mundial ao treino da seleção, na última segunda-feira.
Magnano cita, por exemplo, algumas participações que fez em programas esportivos nos últimos meses. Segundo o treinador da seleção brasileira, apesar de terem o basquete como principal atração, a discussão invariavelmente terminava falando sobre futebol.
“Na Argentina, a conversa começa com basquete e termina com basquete", compara Magnano. "Eu gostaria de ir a um programa em que o papo não acabasse em futebol, perguntando para qual time eu torço ou quem eu gostaria de ver ganhar determinado jogo”, diz o campeão olímpico nos Jogos de Atenas-2004.
O encontro com os campeões mundiais marcou a ultima atividade da seleção brasileira em São Paulo antes dos Jogos de Londres-2012. Na terça, a equipe embarca para Argentina, onde participará de um torneio amistoso contra os anfitriões, o Chile e o time B da Espanha.