Bellucci perde após 5 vitórias, cai em Nice e ida a Londres depende de Roland Garros

Do UOL, em São Paulo

Thomaz Bellucci não resistiu ao francês Gilles Simon, perdeu por 2 sets a 0 (7/5 e 6/0) e está eliminado do ATP de Nice, encerrando uma série de cinco vitórias seguidas. Os pontos extras garantidos no torneio ajudaram o brasileiro na briga pela vaga, mas ele ainda não está garantido nos Jogos Olímpicos de Londres. Para carimbar o passaporte sem sustos, ele precisa ir bem em Roland Garros, último torneio antes do fechamento do ranking.

Atualmente, Bellucci é o 70º do mundo na lista convencional. Apenas os 56 primeiros têm vagas garantidas em Londres, sendo que a ITF (Federação Internacional de Tênis) distribui seis vagas e o COI (Comitê Olímpico Internacional) outras duas. Como cada país só pode ter quatro representantes, o brasileiro é beneficiado e ocupa exatamente a 56ª posição no ranking olímpico.

A decisão de jogar em Nice valeu a Bellucci valiosos 57 pontos (45 pontos pelas duas vitórias na chave principal e 12 pela fase preliminar). Como ele tem 90 a defender em Roland Garros por ter ido à terceira rodada no ano passado, ele precisa vencer apenas um jogo para não perder nenhum ponto até a última atualização do ranking olímpico.

O problema é que, neste cenário, ele dependeria da atuação de seus rivais mais próximos, que poderiam ultrapassá-lo com um bom desempenho em Roland Garros. Por isso, é importante que Bellucci aproveite o bom momento vivido nesta semana em Nice, apesar da derrota para Gilles Simon.

"Hoje não consegui imprimir em quadra o mesmo ritmo das partidas anteriores. O Simon foi bastante regular e mereceu a vitória. Fiquei muito satisfeito com a minha atuação em Nice. Fiz boas partidas, consegui uma sequência de jogos que me deu ritmo e confiança para Roland Garros", disse Bellucci. 

Número 12 do mundo e cabeça de chave número 2, o francês suou para bater Bellucci. O brasileiro vinha de cinco vitórias, sendo três no classificatório e duas na chave principal, incluindo o espanhol Juan Carlos Ferrero. Nesta quinta, ele manteve o jogo parelho com Simon até o 12º ponto da parcial, quando já perdia por 6 a 5.

No momento decisivo, no entanto, o francês soube forçar o jogo e, no terceiro break point, finalmente quebrou o brasileiro, fechando o set em 7 a 5. Era o que bastava para tirar Bellucci da partida. Daí em diante, o brasileiro se desconcentrou e não ofereceu mais resistência. Sem muito trabalho, Simon aplicou um “pneu” em Bellucci, que mal esboçou reação. 

Thomaz Bellucci
Thomaz Bellucci

UOL Cursos Online

Todos os cursos