Rafael Silva perde para lenda Teddy "Urso" e leva prata em Paris; Mayra conquista o ouro
Do UOL, em São Paulo
-
Yves Herman/Reuters
Mayra Aguiar é uma das esperanças de medalha para o Brasil na Olimpíadade Londres-2012
Rafael Silva fez uma boa campanha no Grand Slam de Paris e chegou à final.
O problema foi o adversário da luta decisiva: Teddy Riner, 2,04 m de altura, maior e mais jovem campeão mundial (5 títulos) e invicto desde 2010. O resultado? Vitória de Teddy “Urso” Riner.
No feminino, Mayra Aguiar assegurou o único ouro brasileiro no torneio ao vencer a categoria até 78 kg.
CAMILO E PESSANHA PERDEM NA 2ª LUTA NO GRAND SLAM
Tiago Camilo e Hugo Pessanha travam duelo apertado em busca da vaga olímpica. Apenas 80 pontos separam os brasileiros da categoria até 90 kg. Ambos foram para o Grand Slam para dar mais um passo rumo a Londres, mas a paridade continuou: os dois perderam na segunda luta.
Dono de duas medalhas olímpicas (uma de prata e uma de bronze), Camilo caiu diante do holandês Robby van Laarhoven. Já Pessanha, quatro anos mais novo, foi derrotado pelo sul-coreano Song Dae-nam.
Riner precisou de apenas 51 segundos para derrotar Rafael Silva por ippon, encaixando um estrangulamento. O brasileiro deu as três batidas no tatame quatro vezes até o árbitro ver a sinalização.
Atuando em casa, Riner não decepcionou a torcida presente no Palácio dos Esportes. Líder do ranking, o francês de apenas 22 anos tem como meta o ouro olímpico neste ano, em Londres (foi bronze em Pequim-2008).
Mayra Aguiar, por sua vez, teve mais sucesso que Rafael Silva e conquistou seu segundo ouro neste ano. A brasileira ganhou o Grand Slam de Paris superando na luta decisiva a norte-americana Kayla Harrison.
Apesar de ter apenas 20 anos, Mayra mostrou experiência e maturidade na final. Partiu para a técnica de sacrifício e conseguiu um yuko que assegurou o ouro. Nos segundos finais, ela só administrou a vantagem.
Na semifinal, a brasileira já havia mostrado que estava inspirada. Precisou de apenas 1min7s de luta para superar a anfitriã Audrey Tcheuméo por ippon, silenciando o Palácio dos Esportes. A francesa entrou no tatame como segunda colocada do ranking, enquanto a brasileira começou o torneio em terceiro, mas deve subir com o ouro no Grand Slam.
O ranking mundial dá vaga na Olimpíada de Londres, classificando as primeiras 14 mulheres e os 22 homens mais bem posicionados, sendo no máximo um por país.
MAYRA DÁ GOLPE "MÁGICO" | RAFAEL NÃO SUPORTA PRESSÃO |