Ginástica

'Fiquei triste sim, doeu': a decepção de ginasta criticada por seu peso

Emmanuel Dunand/AFP Photo
Alexa Moreno ficou em 31º lugar na classificação geral da ginástica artística imagem: Emmanuel Dunand/AFP Photo

Patricia Sulbarán Lovera BBC Mundo

Na véspera de seu aniversário, a ginasta mexicana Alexa Moreno realizou o sonho de participar de sua primeira Olimpíada depois de 19 anos de treinamento.

Depois de sua apresentação na semana passada, a jovem de 22 anos se transformou em um dos assuntos mais comentados nas redes sociais de seu país.

Mas o motivo não foi o fato de ela ter sido a única mulher a representar o México na modalidade nos Jogos do Rio. E também não foi por ter se classificado no 12º lugar entre as melhores do mundo na categoria salto.

Os mexicanos decidiram discutir o peso de Moreno, por acreditar que ela estava "gorda" - a ginasta chegou a ser comparada com a personagem principal do desenho animado infantil Peppa Pig.

No dia de seu aniversário, ela acabou lendo as centenas de comentários negativos e sarcásticos, apesar das advertências de sua irmã para não checar suas contas nas redes sociais.

"Ela me disse que era melhor não olhar nada porque não queria que eu ficasse triste", contou Moreno à BBC Mundo, serviço em espanhol da BBC.

Emmanuel Dunand/AFP Photo
Ginasta ficou em 12º lugar na classificação geral na modalidade salto imagem: Emmanuel Dunand/AFP Photo

A atleta passou quase duas décadas treinando para a competição mais importante de sua vida. Mas nada havia a preparado para essa enxurrada de críticas.

"Fiquei triste sim, doeu. Não sou um robô que não sente nada", desabafou a ginasta.

Segundo ela, esta foi a primeira vez que recebeu tantos comentários negativos sobre sua aparência.

Desempenho

A atleta diz ter consciência de que não estava no peso ideal. Ela sofreu uma lesão muscular três semanas antes dos Jogos, o que afetou a intensidade de sua rotina de treinamento.

Moreno, que tem 1,47m de altura, disse à BBC Mundo que há três anos seu peso oscila entre 52 e 54 quilos, sete a mais do que o peso que aparece em seu perfil no site oficial das Olimpíadas.

A ginasta acredita, porém, que seu peso não teve nada a ver com o desempenho nas provas.

"Não cometi nenhum grande erro. E, na verdade, fiquei surpresa por ter ido tão bem em todas as modalidades, porque solo e salto são as minhas especialidades", explicou.

E por esse motivo, a atleta afirmou que se surpreendeu com os comentários negativos e piadas.

Emmanuel Dunand/AFP Photo
Agora, Moreno diz que pretende se dedicar ao curso de Arquitetura imagem: Emmanuel Dunand/AFP Photo

"Em um momento eu cheguei a acreditar mesmo que eu não estava bem. Mas depois pensei que os que falavam isso a meu respeito não me conhecem."

Depois de tantas críticas nas redes sociais, Moreno decidiu se manifestar em sua conta no Twitter e enviou uma mensagem de agradecimento a todos os que aplaudiram sua presença na Rio 2016.

"Sou mexicana e brilho como uma mexicana. Não podem esperar ver uma loira", escreveu.

A jovem de 22 anos agora não tem certeza se quer competir nos próximos Jogos.

Por enquanto, Moreno vai descansar depois do duro treinamento para se classificar para a Olimpíada. Depois disso, quer se dedicar ao curso de Arquitetura.

Topo