Vídeos

Cielo vê "fim de ciclo" na natação e admite: "Brasil vai com os 2 melhores"

Do UOL, em São Paulo

Campeão olímpico dos 50m livres nos Jogos Olímpicos de 2008, Cesar Cielo não representará o Brasil na edição que acontecerá dentro de sua própria casa. Nesta quarta-feira (20), o brasileiro foi superado pelos compatriotas Bruno Fratus e Ítalo Andrade e não conseguiu índice olímpico.

“A seletiva é feita para ver quem são os dois melhores brasileiros e eu não estou nadando bem faz tempo. Perdi para mim mesmo. Meus tempos são muito abaixo do que nadei hoje. Tinha até uma margem para trabalhar, mas vacilei, não nadei bem”, admitiu Cielo, ao “Sportv”.

Medalha de ouro em 2008 e bronze em 2012, Cielo afirmou que a natação brasileira passa por uma reformulação, citando ele mesmo e Thiago Pereira, que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos.

“Estou torcendo para os dois (Bruno Fratus e Ítalo Andrade). O mais importante é que o Brasil vai com os dois melhores. Esse ciclo Thiago e César já estava chegando ao fim mesmo. E para mim chegou ao fim no ano passado. A natação precisa se preparar. Um já está de escanteio, o outro vai para mais uma Olimpíada. Mas o futuro são esses caras aí”.

Logo depois que saiu da água com o tempo de 21s91, que o deixou de fora dos Jogos Olímpicos, Cielo lamentou o resultado. “Da minha parte, vou pedir desculpas para vocês. Fiquei muito aquém do que sei fazer. Tive um ano difícil ano passado, não nadei bem hoje. É muito difícil estar conversando com vocês. É bola para frente, o Brasil vai bem”.

Durante a entrevista, Cielo foi às lágrimas e pediu desculpas aos pais por não ter conseguido garantir a vaga para os Jogos Olímpicos.

No último dia do Troféu Maria Lenk, Cielo fez o tempo de 21s91. A marca foi pior que as de Bruno Fratus (21s74) e Ítalo Duarte (21s82), que vão representar o país nos Jogos.

O resultado reflete um ciclo olímpico extremamente conturbado de Cielo. O brasileiro trocou de treinador seis vezes desde 2012, alternou entre Brasil e Estados Unidos e foi destronado por Bruno Fratus em provas nacionais. No ano passado, ainda abandonou o Mundial de esportes aquáticos de Kazan (Rússia) por estar lesionado e deixou a primeira seletiva da natação local, em dezembro, em Palhoça (SC), antes de nadar os 50 m livre.

O índice de classificação para os 50 m livre da Rio-2016 é 22s27. Cinco brasileiros fizeram marcas inferiores a isso em Palhoça (Bruno Fratus, Ítalo Duarte, Marcelo Chierighini, Matheus Santana e Henrique Martins), e foi com essa carga que Cielo teve de lidar no Maria Lenk.

Cielo ainda teria chance de estar na Rio-2016 pelo revezamento 4x100 m livre. O velocista tem índice (fez 48s97 na última segunda-feira), mas fechou a qualificação com o sétimo tempo do país na distância. Apesar disso, a definição da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) em ter cinco nadadores inscritos abriria a chance para um convite ao ex-campeão olímpico.

No entanto, após não conseguir índice para os 50m, no entanto, Cielo descartou aceitar o convite e afirmou pensar apenas em férias.

Cielo já esteve em duas edições de Jogos Olímpicos (Pequim-2008 e Londres-2012). Tem três medalhas (um ouro e dois bronzes) e é o nadador mais laureado da história do país. Ele detém até hoje os recordes mundiais dos 50 m livre e dos 100 m livre (ambos foram registrados em 2009).

Topo