Vídeos

Confederação de Remo deixa Fabiana Beltrame fora da Olimpíada

Gaspar Nobrega/inovafoto

Do UOL, em São Paulo

Fabiana Beltrame deve ficar fora da Olimpíada do Rio. A atleta, que acabou em segundo lugar no skiff simples feminino, no Pré-Olimpico do Chile, disputado no final de março, não foi escolhida pela Confederação Brasileira de Remo e agora depende de um convite para estar na Rio-2016. 

A confederação usou um critério técnico, que leva em conta tempos referenciais de velocidade do barco e agora luta por um convite para a atleta e para Steve Hiestand A regra foi definida em novembro de 2015, mas a entidade tenta recorrer.

"Observando que a participação olímpica destes atletas extrapola a competência da CBR, se requisitou a intervenção do Comitê Olímpico do Brasil junto a Federação Internacional de Remo e ao Comitê Olímpico Internacional para que o Brasil possa estar presente nas quatro provas nas quais se classificou. Ao mesmo tempo a FISA foi oficiada diretamente pela CBR. O pedido é justificado pela qualidade dos atletas demonstrada ao longo dos últimos anos e a relevância que um atleta brasileiro em provas de Skiff, onde o Comitê Olímpico Internacional possui o maior número de vagas para convidados, que podem fazer a diferença na promoção e no desenvolvimento local e internacional do remo", comunicou.

Na competição no Chile, o Brasil classificou no skiff simples masculino e feminino e no skiff duplo masculino e feminino, que ficaram em primeiro lugar e foram escolhidos pela entidade.

“O Remo Brasileiro comemora a classificação em todas as provas do Campeonato Pré-Olímpico Latino Americano. Porém, a aplicação das regras de rendimento devido à restrição no número de barcos afasta os atletas Fabiana Beltrame e Steve Hiestand da participação olímpica”, explica comunicado.

Assim, Fernanda Nunes e Vanessa Cozzi têm vaga confirmada no duplo feminino e William Giaretton e Xavier Vela, no masculino.

A Rio-2016 pode ser a quarta Olimpíada de Fabiana Beltrame, que também é campeã mundial de 2011.  

Topo