Vídeos

Baby vence duelo direto por vaga olímpica e é bronze em Grand Prix

Emmanuel Dunand/AFP
Rafael Silva em Londres-12; judoca aumenta chances de ir à Rio-16 com vitória sobre rival imagem: Emmanuel Dunand/AFP

Do UOL, em São Paulo

Rafael Silva, o Baby, venceu neste domingo um duelo importante em sua luta para conquistar a vaga na Rio-2016 na categoria acima de 100 kg. Medalhista em Londres-12, o judoca do Pinheiros ganhou o bronze no Grand Prix de Samsun, na Turquia, justamente contra o também brasileiro David Moura, com quem ele trava disputa direta por um lugar nos Jogos.

Com a vitória na disputa do bronze, Rafael deve superar David no ranking mundial, critério estabelecido pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô) para definir os representantes brasileiro no Rio de Janeiro. Foi a quarta medalha consecutiva de Baby, que passou uma lesão grave no peito e perdeu boa parte da temporada passada.

Além do bronze de Baby, o Brasil também pôde comemorar mais duas outras medalhas no Grand Prix neste domingo. O melhor resultado foi de Rafael Buzacarini, prata na categoria até 100 kg. Foi a segunda medalha do judoca em 2016. Buzacarini hoje é o 29º colocado do ranking mundial e estava 189 pontos atrás de Luciano Correa na briga direta pela vaga. Com o bom resultado, na Turquia, ele pode diminuir a distância para o ex-campeão mundial.

Por último, o veterano Tiago Camilo também foi ao pódio na categoria até 90 kg, com direito a empate a seis segundos no fim e virada no golden score. Rochele Nunes, acima de 78 kg, foi a outra brasileira a subir no tatame neste domingo, mas caiu antes da fase final do torneio. Na sexta, Sarah Menezes havia conquistado um bronze e Mariana Silva foi prata no sábado.
 

Topo