Vídeos

Lesão deixa Maria Suelen com prata em Grand Prix; Mayra e Baby são bronze

Miguel Medina/AFP
Maria Suelen Altheman em ação no início do ano; judoca conquistou a prata em Tbilisi imagem: Miguel Medina/AFP

Do UOL, em São Paulo

Maria Suelen Altheman conquistou a prata de uma maneira indesejável neste domingo. Depois de um bom desempenho na primeira parte da chave do Grand Prix de Tibilisi, na Geórgia, a atleta da categoria acima de 78 kg avançou até a final e teve de desistir da disputa por conta de um desconforto em um dos joelhos. Foi o terceiro pódio do Brasil no dia, já que Mayra Aguiar e Rafael Silva ficaram com o bronze - na última sexta, Rafaela Silva ganhou um ouro e Erika Miranda um bronze. 

A CBJ (Confederação Brasileira de Judô) não deu detalhes da lesão de Maria Suelen e nem a gravidade, mas indicou em um Twitter que ela foi apenas "poupada". A desistência da judoca aconteceu em cima da hora, quando ela estava prestes a entrar no tatame contra a turca Kayra Sayit, que ficou com o ouro. 

Mais cedo, Mayra Aguiar havia conquistado o bronze ao bater a portuguesa Yahina Ramirez na repescagem. Na semifinal, ela foi eliminada da disputa por título pela holandesa Marhinde Verkerk, sétima colocada do ranking mundial – Mayra é a sexta da lista no momento.

Apesar da medalha, Mayra não escondeu sua insatisfação com o desempenho no pódio. A competição na Geórgia foi só a segunda da atleta na temporada. Em fevereiro, ela havia sido campeã do Grand Slam de Paris (competição mais forte que o Grand Prix) com direito a vitória sobre Kayla Harrison. Embora Verkerk seja uma rival forte e bem ranqueada, a brasileira era a favorita ao título. 

Rafael Silva, que voltou de lesão há poucas semanas e ainda briga por uma vaga na Rio-2016, mostrou que está firme em sua recuperação física e técnica ao chegar no quarto pódio do ano. Depois de dois títulos e um bronze em torneios menores, Baby, como ele é conhecido, conquista sua primeira medalha em uma competição mais forte.

O bronze no Grand Prix veio após vitória sobre Iurii Krakovetskii, do Quirguistão, na repescagem. Antes ele havia perdido para Or Sasson, de Israel, nas quartas. Com o resultado, ele deve colar em David Moura no ranking que define a briga pela vaga brasileira na categoria acima de 100 kg. 

Apesar da medalha de Baby, o Grand Prix serviu para reforçar o melhor momento das mulheres em relação aos homens no judô nacional. Enquanto Rafaela Silva, Maria Suelen Altheman, Erika Miranda e Mayra Aguiar subiram ao pódio, Erik Takabatake, Marcelo Contini, Tiago Camilo e Luciano Correa caíram antes da disputa de medalhas, deixando Rafael Silva como único representante dos homens nas cerimônias de premiação. 

Topo