Vídeos

Irmão de terrorista sonha disputar Olimpíada pela Bélgica: "sempre lutarei"

FP PHOTO / BELGA / EMMANUEL DUNAND
Mourad Laachraoui é atleta do taekwondo imagem: FP PHOTO / BELGA / EMMANUEL DUNAND

Do UOL, em São Paulo

O lutador belga Mourad Laachraoui já foi medalha de prata em etapa do mundial de taekwondo. Aos 20 anos, sonha com a possibilidade de disputar uma Olimpíada, com a de 2020, em Tóquio, como seu principal objetivo. Mas essa semana viveu uma situação diferente. Seu irmão, Najim Laachraoui, foi um dos homens-bomba a explodir no aeroporto de Bruxelas, em atentado terrorista que atingiu a Bélgica nesta semana.

Mourad teve de encarar uma coletiva de imprensa para falar sobre seu irmão, com quem, segundo ele, não tinha contato há 3 anos, desde que Najim fugiu para a Síria.

“Nossa família tem as mesmas perguntas que todos têm. Ele costumava ser um cara inteligente, agradável. Eu não consigo acreditar. Não estou tentando entender, estou tentando virar a página e seguir”, falou.

Questionado sobre continuar representando a Bélgica em competições de taekwondo, Mourad não teve dúvida na hora de responder. “Eu lutei, eu luto e sempre vou lutar”, afirmou.

De acordo com o advogado de Najim, a família está preocupada com o rótulo deixado. “Eles vão ter que viver com a culpa de saber que eles são a família de um terrorista para sempre”, disse.

Mourad poderia sonhar com a possibilidade de disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, mas ele não foi um dos dois atletas escolhidos para representar o país.

Topo