Vídeos

Splitter e Magnano elogiam adversários. Austrália é jogo-chave, diz Barbosa

Divulgação
Brasil terá Espanha, Lituânia, Argentina e Nigéria na chave masculina imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

A Federação Internacional de Basquete (Fiba) sorteou nesta sexta-feira os grupos dos torneios masculino e feminino na modalidade nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. E com Argentina, Espanha, Nigéria e Lituânia no caminho da seleção brasileira masculina, além de uma equipe oriunda do Pré-Olímpico, os jogadores da casa demonstram preocupação com as partidas que terão pela frente.

“Olimpíada é sempre complicada, todos os jogos são importantes. Caímos em um grupo de velhos conhecidos, como Espanha, Argentina e Lituânia”, analisou o pivô Tiago Splitter em sua conta no Twitter.

O técnico Rubén Magnano destacou os predicados dos rivais do Brasil. Por isso, prometeu trabalho duro para deixar a seleção brasileira competitiva até a Olímpiada.

“Acho que a forma de sorteio dos Jogos Olímpicos deixa os grupos fortes e equilibrados. Já temos na nossa chave o campeão e o vice da Europa, Espanha e Lituânia; um eterno rival, a Argentina; e o campeão da África, a Nigéria. Independente da definição do quinto adversário, que virá do Pré-Olímpico Mundial, é um grupo muito forte. Agora temos que focar na nossa preparação e trabalhar para qualificar da melhor forma a nossa seleção”, avaliou Magnano.

“Vamos estrear contra a Lituânia, um adversário muito duro, que tem um excelente retrospecto nas principais competições, tem um trabalho muito bom e uma defesa forte”, acrescentou o treinador argentino.

 

JOGOS DO BRASIL E EUA NA FASE DE GRUPOS

EUA x China, 6 de agosto (sábado)

Brasil x Lituânia, 7 de agosto (domingo)

EUA x Venezuela, 8 de agosoto (segunda-feira)

Brasil x Espanha, 9 de agosto (terça-feira)

EUA x Austrália, 10 de agosto (quarta-feira)

Brasil x Adversário a definir no Pré-Olímpico, 11 de agosto (quinta-feira)

EUA x Adversário a definir no Pré-Olímpico, 12 de agosto (sexta-feira)

Brasil x Argentina, 13 de agosto (sábado)

EUA x Adversário a definir no Pré-Olímpico, 14 de agosto (domingo)

Brasil x Nigéria, 15 de agosto (segunda-feira)

Magnano ainda destacou a seleção argentina, comandada por ele entre 2001 e 2004. À frente do Brasil desde 2010, o treinador já enfrentou sua ex-equipe no Mundial de 2010 (vitória argentina nas oitavas, 93 a 89), na Olimpíada de 2012 (derrota brasileira nas quartas, 82 a 77) e no Mundial de 2014 (vitória do Brasil nas oitavas, 85 a 65).

“A Argentina é um eterno rival e temos um histórico clássico contra eles. Os dois lados se conhecem muito bem, mas é preciso saber como eles vão chegar para os Jogos Olímpicos. Seria muito bom não enfrentar os Estados Unidos nas quartas de final. Mas se tiver que ser, vamos jogar e fazer o melhor possível. Volto a frisar, o mais importante é o Brasil estar bem e realizar uma boa campanha na primeira fase”, afirmou Magnano.

TORNEIO FEMININO

No torneio feminino da Rio-2016, três dos cinco adversários do Brasil no Grupo A ainda estão indefinidos. No entanto, a chave conta com Japão e Austrália – esta última, presente nos cinco últimos pódios olímpicos e em quatro pódios nos cinco últimos Mundiais. Para o técnico Antônio Carlos Barbosa, o duelo contra as australianas é fundamental.

“Vejo que uma estreia contra a Austrália pode definir o grupo. Claro que será um jogo importantíssimo. A Austrália hoje é a segunda força do mundo, tanto pelo ranking Fiba, quanto pela própria análise da Fiba na colocação dos potes. O Japão é um basquete de muita velocidade, precisão de arremesso, paciência, muito corte e bola por fora para o chute. Mas elas ainda possuem uma dificuldade de estatura”, disse Barbosa, otimista.

“Tenho convicção que vamos chegar bem, já que vamos fazer uma boa preparação. É muito claro que temos boas jogadoras no Brasil, e falo isso com muita convicção. Elas acreditando no que podem fazer, temos condições de ser uma grande surpresa - não só para o mundo como para os amantes do basquete que vão ver uma equipe diferente”, completou.

Topo