Vídeos

Zebra na luta greco-romana cria problema para vaga brasileira na Rio-2016

Divulgação
Antoine Jaoude entrou como reserva e conquistou vaga olímpica para o Brasil imagem: Divulgação

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

Um mal-estar do principal atleta do  Brasil na categoria até 130 quilos da luta greco-romana obrigará a Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA) a realizar uma seletiva para definir quem será o representante do país nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto. O armênio naturalizado brasileiro Eduard Soghomonyan e Antoine Jaoude medirão forças pela vaga em datas ainda indefinidas.

A CBLA não tinha a intenção de fazer a seletiva, porém será obrigada a isso após Jaoude protagonizar uma surpresa e obter a vaga do pais na Olimpíada ao se classificar para a final do Pré-Olímpico de Frisco, no Texas (EUA), neste domingo. Na decisão, ele acabou sendo superado pelo venezuelano Erwin Jose Caraballo Cabrera.
 
Jaoude, que nem compete na luta greco-romana e havia representado o país na categoria até 125 quilos no estilo livre, foi inscrito às pressas na competição na noite de sábado. A decisão foi tomada depois de Soghomonyan passar mal antes da realização da pesagem e ser vetado pelos médicos. Segundo a assessoria de imprensa da CBLA os atletas já estavam ciente disso.
 
"A Confederação agradece Antoine em aceitar defender o país em um estilo e em uma categoria diferente da sua e ainda mais por conquistar a vaga. Mas como a vaga é do país, não do atleta, e Eduard não participou do torneio por um motivo clínico, ao convidar Antoine ficou acordado com ele fazermos uma seletiva entre os dois atletas para decidir quem vai representar o país nos Jogos Olímpicos”, explicou Roberto Leitão, superintendente da CBLA.
 
Para se ter uma ideia do tamanho da zebra, em sua categoria e estilo, Jaoude havia sido eliminado logo na estreia. 
 
Sem ter conhecimento da realização da seletiva, Adrian Jaoude, lutador e irmão de Antoine, classificou a comemoração em um post no Facebook:
 
"Antoine Jaoude classificado para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Muito orgulho! Superando seus limites e todos os obstáculos o monstro do wrestling e meu exemplo mais uma vez fez história".
 
Após a postagem, diversas pessoas escreveram na página de Antoine parabenizando-o pelo feito, que ainda terá de ser sacramentado.
 
O Pré-Olímpico das Américas garantia vaga ao país dos atletas que alcançassem a final. Entre as mulheres, Joice Silva (até 58 Kg), Lais Nunes (até 63Kg) e Gilda Oliveira (ate 69kg) conseguiram a vaga. Por serem titulares, não terão de disputar seletivas, mas poderão ser substituídas em caso de lesão. Aline Silva (na categoria até 75Kg) não precisou participar do Pré-Olímpico pois já havia garantido a classificação no Mundial do ano passado. 
 

Topo