Vídeos

Cearense garante o Brasil no ciclismo de pista da Olimpíada após 24 anos

Divulgação/CBC

Do UOL, em São Paulo

O cearense Gideoni Monteiro, de 26 anos, conseguiu um feito importante para o ciclismo brasileiro. Depois de 24 anos, o país terá no Rio de Janeiro um representante nas provas de pista dos Jogos Olímpicos. Ele garantiu a vaga no Omnium, a prova mais completa da modalidade, que envolve  o scratch, perseguição individual, eliminação, contrarrelógio, volta lançada, eliminação e corrida por pontos.

O último brasileiro a disputar uma Olimpíada no ciclismo de pista foi Fernando Louro, na prova por pontos, em Barcelona-1992.

Apesar de ser o país-sede dos Jogos de 2016, o Brasil não tinha vaga assegurada na pista. Assim, a classificação de Gideoni veio após ele terminar o Mundial de Londres na 18ª colocação. Com este resultado, foi à 15ª colocação do ranking olímpico, o suficiente para garantir o posto.

"Estou muito feliz de conseguir essa vaga olímpica. Foram dois anos de muita luta. Agradeço a todos que me ajudaram. Boa parte dos ciclistas que vão estar nos Jogos estavam aqui em Londres, então foi muito bom encarar essa pequena prévia. Tivemos mais um dia muito complicado, mas fui conversando com o técnico e consegui me manter centrado para somar os pontos necessários para garantir o Brasil na Rio-2016", afirmou o cearense.

"A responsabilidade é grande e a pressão só vai aumentar daqui para frente, mas estou motivado e focado para poder representar muito bem o meu país. Agora vamos descansar e pensar na preparação para os Jogos", completou.

O cearense disputou no sábado as provas de volta lançada, 1km e pontos; Na volta lançada e no 1km, ele terminou na 20ª colocação. Na última, a de pontos, foi 13º. Na sexta-feira, Gideoni já havia ficado em 17º no scratch e 18º na perseguição e décimo na prova de eliminação, quando sofreu uma queda, se recuperou e continuou a disputa. O campeão foi o colombiano Fernando Gaviria, atual campeão pan-americano.

Nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN), Gideoni ficou com a medalha de bronze mesmo após sofrer uma queda.

O Omnium foi introduzido no programa dos Jogos Olímpicos em Londres-2012.

Confira todos representantes do Brasil nos Jogos.

Topo