Vídeos

Brasileiro com vaga na Olimpíada conquista ouro na Copa do Mundo de tiro

Nicolo Zangirolami
Felipe Wu ficou com o ouro e deixou a prata com americano Will Brow e o bronze com Vinh Xuan Hoang, do Vietnã imagem: Nicolo Zangirolami

Do UOL, em São Paulo

Já classificado para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Felipe Wu conquistou um grande feito para o tiro esportivo brasileiro neste sábado. Ele conquistou a medalha de ouro na etapa de Bangcoc (TAI) da Copa do Mundo. O título, inédito para ele, foi na pistola de ar de 10m. 

A fase de classificação contou com a participação de 47 atletas, onde cada competidor tem direto de efetuar 60 disparos e buscam ficar entre os 8 melhores para disputar a final. Com 582 pontos, Wu ficou em 3º e garantiu sua participação. Julio Almeida, que também participou da prova, terminou em 34º lugar, com 567 pontos

.Na final, que é eliminatória, Felipe se manteve o tempo todo entre os primeiros colocados, uma vez que que o atleta que tivesse a menor pontuação, estaria fora da disputa por medalhas. Quando restaram apenas 3 atletas, o brasileiro já havia subido para a segunda colocação e já tinha garantido, no mínimo, o bronze.

Mas Felipe foi para a disputa do primeiro lugar, cinco décimos atrás do americano Will Brow. Nos dois disparos decisivos, Felipe Wu dominou a tensão, efetuou dois tiros certeiros, 10,5 e 10,2, contra 10,2 e 9,7 do americano, o que garantiu a inédita medalha de ouro para o atleta do Brasil, com vantagem de 5 décimos sobre Brow, 201,9 contra 201,4, resultado que dá esperança por uma grande participação do brasileiro nos Jogos Olímpicos Rio-2016. A terceira colocação ficou com o vietnamita Vinh Xuan Hoang.

Com o título, Felipe Wu deverá ter uma grande ascensão no ranking mundial, no qual ocupa atualmente a 56ª colocação.

No ano passado, o brasileiro ficou com a medalha de ouro na pistola de ar de 10m nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN). Em 2010, ele despontou para o esporte quando ficou com a medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude de Cingapura.

"É incrível, estou muito feliz que todo o trabalho duro valeu a pena. Este é um ano muito importante para o Brasil. Vencer esta competição me ajuda a ganhar ainda mais confiança", afirmou. 

Topo