! Site de Taiwan ironiza sujeira da água no Rio em vídeo polêmico - 21/02/2016 - UOL Olimpíadas

Vídeos

Site de Taiwan ironiza sujeira da água no Rio em vídeo polêmico

Do UOL, em São Paulo

O site de Taiwan Tomonews, especializado em fazer animações satíricas para ilustrar suas reportagens, fez um vídeo bastante polêmico sobre a condição das águas onde serão disputadas as competições olímpicas no Rio de Janeiro e irritou muitos brasileiros, que prontamente reagiram com comentários nas páginas das redes sociais do veículo.

O vídeo produzido pelo site mostra atletas remando no esgoto, turistas e competidores com diarreia e vômito e até uma imagem do Cristo Redentor defecando. A produção mostra também atletas tomando vacinas e um banho de água sanitária após deixarem a água.

A animação ilustra uma reportagem na qual o site fala sobre as condições da Lagoa Rodrigo de Freitas e da Baía de Guanabara e traz declarações de Mário Andrada, diretor de Comunicações do Comitê Rio-16, ao site da ESPN americana.

"(A despoluição da Baía) não vai acontecer pois não houve comprometimento, fundo e energias necessárias para isso. Entretanto, temos algo que nunca tivemos, desejo público pela limpeza", afirmou.

"Ninguém quer receber convidados em uma casa suja. Então, se você não conseguir atingir a meta, temos de seguir trabalhando até o último minuto para termos certeza que os atletas competirão em águas seguras", completou.

O polêmico vídeo sobre o Rio não é o único que o Tomonews disponibiliza aos seus leitores. Diversos políticos e líderes mundiais também são alvos da sátira do portal.

Confira o que diz o vídeo:

O Rio de Janeiro é uma grande cidade, com uma linda costa e vistas de tirar o ar. E por isso é que sediará os Jogos Olímpicos de 2016.
A razão pela qual vai tirar seu ar é porque as águas são muito poluídas com esgoto e lixo.
Quando se candidatou a ser sede dos Jogos, o Rip prometeu ao COI eliminar 80% de esgoto da lagoa que receberá eventos de remo e canoagem e revitalizá-la.
Mas isso não acontecerá porque faltaram comprometimento, fundos e energia. Não apenas a água está cheia de lixo mas também com vírus e bactérias.
Atletas foram recomendados a tomarem vacina contra Hepatite A, polio e pílulas contra tifo.
Barcos serão constantemente limpos com água sanitária.
Atlelas também terão de se higienizar e tomar banho após saírem das provas.
Mas hey, um pouco da vingança de Montezuma está aqui. Merece a medalha de ouro?

Topo