Vídeos

Confederação retira vaga de atletas em seletiva da Rio-16 após erro interno

 Eduardo Knapp/Folhapress

Eduardo Ohata e Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

Um erro da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKd) fez dois atletas, Leonardo Gomes e Leonor Dias, perderem suas respectivas vagas na seletiva olímpica fechada da modalidade, marcada para o próximo dia 17, em Santos. No fim do ano passado, foi divulgado que ambos ganharam o wildcard (convite) para participar da seletiva, mas a dupla foi "desconvidada" no último sábado. 

"Na verdade, [a convocação] foi um problema administrativo e interno da confederação, um erro de procedimento do departamento de comunicação", defendeu-se José Alexandre, diretor-técnico da confederação. "Os nomes dos dois atletas em questão estavam sendo discutidos para receber o convite, assim como os de vários outros atletas. A assessoria se precipitou e divulgou os nomes deles."

Segundo o dirigente, apesar de a confederação ter a prerrogativa de distribuir um convite para cada uma das três categorias de peso que ainda farão seletivas olímpicas, não é sua obrigação utilizá-los. "Prevaleceu [como critério] o merecimento de quem participou da seletiva aberta e ganhou o direito de ir para a fechada com base no que mostrou dentro do tatame", explica José Alexandre.

Leonardo Gomes, que foi campeão dos Jogos Mundiais Militares do Rio-2011 e bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2007, participaria da seletiva fechada na categoria acima de 80 kg. Já Leonor, disputaria na categoria até 57 kg.

Em seu site oficial, a CBTKd informou que: "após uma minuciosa análise da lista dos convocados para a seletiva olímpica fechada, não mais usará o critério opcional do Wild Card. Portanto, fica cancelada qualquer indicação feita com base neste critério. A CBTKD visa resguardar o melhor para os atletas, sendo que a decisão final é no sentido de escolher, somente, o critério competitivo, conforme definido no regulamento".

Reprodução/Facebook
imagem: Reprodução/Facebook

Nas redes sociais, amigos de Leonardo Gomes e outros lutadores de Taewkondo lançaram uma campanha cobrando a CBTKd para que o atleta seja novamente incluído na lista de inscritos para a seletiva, o que não deverá acontecer.

Em contato com o UOL Esporte, o lutador afirmou que via acionar a Justiça em busca de um lugar na seletiva, mas teme que o pouco tempo hábil o impeça de lutar em Santos.

"Eu participei da seletiva aberta no mês passado na Paraíba e perdi a final. Então imaginava que estaria fora da seletiva fechada. Mas meu nome apareceu lá depois na primeira lista. Sei que o critério do convite é opcional e agora eles alegam que houve um erro. ma se houve erro, a confederação precisa pagar, e não eu. Já entrei em contato com meu advogado e vamos irà Justiça. Não sei se a comum ou a esportiva, mas irei até as últimas consequências. Nunca pedi para estar lá, mas meu nome apareceu. Esta confederação faz trapalhada atrás de trapalhada e não acontece nada. Estamos a sete meses da Olimpíada e nem se sabe quem vai lutar", desabafou Gomes.

"Não estou querendo nada além do meu direito. E, sinceramente, acho que tenho totais condições técnicas de disputar esta vaga. Os resultados que já tive na minha carreira provam isso", completou.

Na categoria acima de 80 quilos, os atletas confirmados na seletiva são: André Bilia  - 1º colocado no Grand Slam 2015 (-80kg); John Lee - 1º colocado no Grand Slam 2015 (-87kg); Maicon Andrade -  1º colocado no Grand Slam 2015 (+87kg); Guilherme Felix -  Melhor brasileiro do Ranking Olímpico da Categoria  +80kg; Icaro Miguel Soares- 1ª colocada na Seletiva Aberta (+80kg).  

O método adotado pela CBTKd para escolher os atletas para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016 é confuso e já foi criticado por atletas. Isso porque foi a confederação que decidiu em quais categorias indicaria os lutadores. Por ser sede da Olimpíada, o país conta com quatro vagas.

Uma delas foi assegurada por Iris Tang Sing na categoria até 49 quilos por ter terminado entre as seis primeiras do ranking olímpico. Assim, as outras três serão definidas por meio de combate direto entre lutadores selecionados pela entidade respeitando critérios técnicos. A segunda seletiva fechada, que definirá de fato os representantes olímpicos, ainda sem data confirmada.

Topo