Vídeos

Incerteza no basquete preocupa, e CBB cogita nova convocação da seleção

Divulgação/Fiba
Adrianinha é uma das jogadoras convocadas para a disputa do evento-teste imagem: Divulgação/Fiba

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

A menos dez dias da apresentação da seleção brasileira feminina para o evento-teste dos Jogos Olímpicos, marcada para o próximo dia 6, a comissão técnica ainda não sabe com quais atletas poderá contar no torneio que ocorrerá entre os dias 15 e 17 de janeiro na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico. O boicote proposto pelos clubes que disputam a Liga de Basquete Feminino (LBF) pode até fazer com que a Confederação Brasileira (CBB) divulgue uma nova convocação. As agremiações se dizem descontentes com o tratamento dado à modalidade pela entidade.

Até agora, apenas o Sampaio Basquete se mostrou disposto a liberar as suas jogadoras para defender o time nacional. Do clube maranhense, foram chamadas Iziane, Isabela Ramona e Nádia. As outras nove atletas são do América de Recife, Corinthians/Americana e Santo André. Maranhão e Presidente Venceslau não tiveram atletas chamadas

Apesar de todo este impasse, a CBB afirma que o único pedido oficial de dispensa recebido até o momento foi o da ala-pivô Damiris (Corinthians/Americana), que tem uma fratura por estresse na perna.

"Ela tem esta lesão, nos mandou todos os exames e será uma dispensa tranquila. Estamos apenas aguardando a palavra final de nosso médico para chamar uma substituta", disse ao UOL Esporte Vanderlei Mazzuchini, diretor de seleções da CBB.

O dirigente disse que nos próximos dias a CBB entrará em contato novamente com todas as atletas para acertar a compra das passagens aéreas e finalizar toda a logística para os treinos que serão realizados no clube Sírio, em São Paulo.

"Como não temos mais nenhum pedido oficial de dispensa estamos aguardando todas as atletas no dia 6 de janeiro. Caso não venham, aí teremos que fazer uma nova convocação para termos uma equipe formada. Mas não gosto de trabalhar com hipóteses e especulações. Temos de esperar", disse Mazzucchini.

"A convocação está feita e eu já conversei com clubes e atletas. Agora, a decisão de se apresentar cabe a elas. Mas ainda não temos nenhuma certeza", afirmou Adriana Santos, coordenadora da seleção feminina.

O evento-teste no Rio contará com a participação das seleções de Brasil, Austrália, Argentina e Venezuela.

Veja a lista de convocadas
Armadoras - Adrianinha (Uninassau/América) e Tainá (Uninassau/América)
Ala/armadoras - Joice (Corinthians/Americana) e Tássia (Santo André)
Alas - Iziane (Sampaio Basquete), Isabela Ramona (Sampaio Basquete), Jaqueline (Santo André) e Tatiane (Uninassau/América)
Pivôs - Damiris (Corinthians/Americana), Gilmara (Corinthians/Americana), Nádia (Sampaio Basquete) e Clarissa (Corinthians/Americana) 

Topo