Vídeos

Anderson Silva explica por que abandonou sonho olímpico no taekwondo

Guilherme Costa
Anderson Silva na entrevista na qual anunciou que buscaria vaga no taekwondo imagem: Guilherme Costa

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

Em abril deste ano, após ser pego em exame antidoping no UFC, Anderson Silva concedeu uma entrevista o lado de Carlos Fernandes, presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKd), e afirmou que participaria da seletiva na categoria pesado (acima de 80 quilos) em busca de um lugar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Porém, menos de dois meses depois, desistiu da empreitada e não entrou mais em contato com a entidade. A desistência só foi confirmada por seu empresário Jorge Guimarães.

Nesta terça-feira, durante teleconferência para promover seu confronto com Michael Bisping no dia 26 de fevereiro no UFC Fight Night em Londres (ING), Anderson explicou os motivos de sua desistência e afirmou que a coletiva de abril não foi uma jogada de marketing para tirar o foco do doping.

"Era um desejo que eu tinha mesmo. É um esporte que de certa forma me deu oportunidade de estar onde estou hoje.  Estava parado e gosto de desafios e competição. Meu desejo era competir, ia fazer seletivas, como qualquer outo atleta, mas gerou polêmica justamente por ter sido muito recente a coisa do doping. Meu propósito era ajudar e divulgar cada vez mais esporte tão lindo que dá emprego a muita gente", afirmou.

"Como o objetivo de outras pessoas não era o mesmo que o meu,  eu desisti. Achei melhor deixar para lá. Era muita falação. Estava tendo muita coisa envolvida que não cabe a mim falar agora. Não estava fazendo todo este processo para provar nada. Algumas pessoas não entenderam isso", completou Anderson.

Na época do anúncio da participação de Anderson nas seletivas para a Rio-16, diversos atletas do taekwondo se manifestaram contra, inclusive Guilherme Cezário Felix, melhor brasileiro na categoria pesado.

"Muitos estão levando isso a sério, mas pra mim não passa de brincadeira, é marketing pessoal dele, todos estão falando de forma cautelosa, eu cansei! Não tenho nada contra ele e nem o conheço pessoalmente, mas esse tema é motivo de piada. Se ele quer mesmo disputar a vaga pros Jogos, que venha! O risco é dele e acho que vai ter que se preparar muito pra não passar vergonha!", escreveu em seu perfil no Facebook.

 

Topo