Vídeos

Decisão sobre pedido de condicional é adiada e Pistorius seguirá preso

Alon Skuy/AFP

Do UOL, em São Paulo

A decisão sobre o pedido de liberdade condicional feito pela defesa do medalhista de ouro paraolímpico Oscar Pistorius foi adiada novamente nesta segunda-feira (05 de outubro), o que significa que o sul-africano seguirá preso em seu país natal. O corredor, que tem as duas pernas amputadas, está condenado desde outubro de 2014 por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, pela morte de Reeva Steenkamp, sua ex-namorada.  A informação é da agência AFP, que conseguiu contato com a equipe de advogados do atleta.

"Vão mandar o processo de volta ao conselho de liberdade condicional original", disse o advogado Brian Webber. Não há prazo para nova audiência ou julgamento.

Pistorius se livrou da acusação de homicídio doloso ao alegar que atirou contra a modelo através da porta do banheiro, pensando que era um invasor. O atleta cumpre pena de cinco anos e trava batalha para reduzir o tempo de prisão. Em agosto de 2015, havia garantido o direito à condicional, mas intervenção no último minuto do ministro da justiça da África do Sul, Michael Masutha, bloqueou sua saída da cadeia.

A estrela conquistou uma medalha de ouro dos Jogos de Atenas (2004) e mais três em Pequim (2008). Em Londres, na Olimpíada de 2012, foi o primeiro paraolímpico da história a disputar prova em condições de igualdade com atletas não deficientes.

Topo