Vídeos

Nuzman rebate 'dono' do Parque Olímpico e diz que Rio-2016 é para todos

BBC Brasil
Carlos Carvalho disse que apartamentos da Rio-2016 não são para pobres imagem: BBC Brasil

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

As declarações do empresário Carlos Carvalho sobre a Olimpíada de 2016 repercutiram nesta quarta-feira (12) em entrevista coletiva do COI (Comitê Olímpico Internacional) no Rio. Carvalho é dono da construtora Carvalho Hosken, uma das proprietárias dos terrenos do Parque Olímpico e da Vila dos Atletas da Rio-2016. Em entrevistas recentes concedidas à BBC e ao jornal inglês The Guardian, ele falou sobre a relação dos seus negócios com os Jogos Olímpicos e disse que apartamentos em construção para atletas não são para pobres.

“Você não pode pensar em tirar um favelado de onde ele vive, do habitat dele, para que ele venha a pagar aluguel e condomínio. Se ele não for preparado e se não houver um apoio correto para ensiná-lo sobre o seu novo habitat, o plano realmente não vai poder dar certo”, disse Carvalho à BBC, falando sobre a destinação dos imóveis da Vila dos Atletas, conjunto de apartamentos que abrigará esportistas durante a Rio-2016.

O presidente do Comitê Organizador Rio-2016, Carlos Nuzman, foi questionado sobre essa e outras declarações nesta tarde. Disse que não leu as entrevistas, mas soube das afirmações do empresário. Nuzman lamentou as falas de Carvalho e disse que trabalha por uma Olimpíada “para todos”.

“Não li a entrevista, mas soube. Sou radicalmente contra. Os Jogos Olímpicos são para todos”, afirmou Nuzman, que também preside o COB (Comitê Olímpico do Brasil). “Quando decidimos que os Jogos seriam quatro áreas diferente do Rio foi justamente para dar aos Jogos a integração social.”

“Lamento o que ele disse. É uma pena que uma pessoa da idade dele [91 anos] tenha colocado a questão desta maneira”, concluiu Nuzman, que tem 73 anos.

Topo