Vídeos

Bruno Fratus faz seu melhor tempo no ano e vai à final dos 50m livre

Guilherme Costa

Do UOL, em Kazan (Rússia)

Com seu melhor tempo no ano, Bruno Fratus conseguiu avançar para a final dos 50m livre no Mundial de Esportes Aquáticos, nesta sexta-feira (7), em Kazan, na Rússia. Fazendo o seu melhor tempo no ano (21s60), o brasileiro avançou com a terceira marca geral.

A primeira colocação geral ficou com o norte-americano Nathan Adrian, com 21s37, também seu melhor tempo do ano. Favorito para a final, o francês Florent Manaudou venceu sua bateria, mas se classificou com a segunda marca geral, com 21s41.

“De manhã foi uma prova diferente, sem esforço, sem emoção. Sabia que era apenas para conseguir um lugar entre os 16. Na semifinal, eu sabia que tinha de nadar um 21s médio para passar. Amanhã [sábado] é só entrar lá e tentar ser o mais rápido possível”, afirmou Fratus.

A marca de Bruno Fratus é muito parecida com a alcançada nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, quando ele terminou a prova na quarta colocação. Na ocasião, o brasileiro nadou em 21s61.

“Agora é final: raia igual, piscina igual. A chance está lá para todo mundo”, completou.

A prova dos 50m livre tem sido dominado pelo Brasil nas últimas três edições do Mundial. Em 2009, 2011 e 2013, César Cielo conquistou a medalha de ouro. Dessa vez, no entanto, uma lesão no ombro fez com que o brasileiro desistisse de nadar na semifinal.

Daynara não consegue vaga na final

Na semifinal dos 50m borboleta, Daynara de Paula terminou apenas na sexta colocação em sua bateria e não conseguiu se classificar para a final da prova. Na classificação geral, a brasileira terminou em 13º.

"Foi o melhor tempo da minha vida. Nadei bem e gostei do meu desempenho, mas a prova foi muito forte".

Domínio da família Campbell

Na prova dos 100m livre feminino, a primeira do dia, a ordem mudou na família Campbell. A irmã mais nova, Bronte, terminou com a medalha de ouro, enquanto a mais velha, Cate, atual campeã mundial, ficou com o bronze. A prata ficou com Sarah Sjostrom.

Bronte, inclusive, já havia feito um melhor tempo que a irmã Cate Campbell no revezamento 4x100m livre.

Topo