Vídeos

Técnico esquece polêmicas e chama Iziane de volta à seleção de basquete

Jefferson Bernardes/VIPCOMM
Última competição oficial de Iziane pelo Brasil foi o Pan de Guadalajara, em 2011 imagem: Jefferson Bernardes/VIPCOMM

Fábio Aleixo

DO UOL, em São Paulo

Aos 33 anos, a ala Iziane está de volta à seleção brasileira após um longo período de afastamento e uma confusão que terminou com seu corte do grupo que disputou a Olimpíada de Londres em 2012 dias antes do início da competição.

A jogadora foi chamada pelo técnico Luiz Augusto Zanon para participar de treinamentos em Campinas com a equipe nacional que se prepara para a disputa dos Jogos Pan-Americanos em Toronto (CAN), em julho. Durante este período, será avaliada pela comissão visando à convocação para o Pré Olímpico de Edmonton (CAN). A última vez que Iziane disputou uma partida oficial com a camisa da seleção foi  no Pan-Americano de Guadalajara, em 2011.

"O convite é para ela ser avaliada nesse período de treinamento. Havíamos conversado no início do mês sobre essa possibilidade. Expliquei o plano de trabalho, ela gostou e se mostrou disposta em participar. A atleta está seguindo um planejamento traçado pelo corpo técnico da CBB para ser seguido ainda no Maranhão para uma readequação física. Aqui em Campinas faremos uma avaliação física, técnica e pessoal para vermos as condições técnicas e a possibilidade de ela ser inserida no processo Pré-Olímpico. Meu objetivo é dar para a Iziane uma oportunidade que ela nunca teve desde que assumi o comando da equipe. Espero que ela corresponda a essa oportunidade”, afirmou o técnico Luiz Augusto Zanon.

Iziane havia sido cortada da delegação olímpica por levar seu namorado ao hotel em que estava concetrada na cidade de Lille (FRA), onde a equipe nacional disputava um torneio preparatório para a Olimpíada. Por quebrar as regras estabelecidas pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) foi dispensada imediatamente.

Em 2008, durante o Pré-Olímpico de Madri (ESP), Iziane havia se envolvido em outra grande polêmica. Na prorrogação de uma partida contra a Bielorrússia se recusou a atender o pedido do técnico Paulo Bassul para entrar em quadra.

No ano passado, em entrevista ao UOL Esporte antes do início do Campeonato Mundial, Iziane disse que acreditava que seu ciclo com a seleção estava encerrado.

“Eu acho que meu ciclo está encerrado, mesmo porque devem manter o mesmo técnico (Zanon) até a Olimpíada (de 2016). Tirando um primeiro contato que tivemos logo depois que ele assumiu, jamais conversamos de novo. Ele não me chamou para a Copa América (de 2013), nem para o Mundial. Não tem porquê do nada ele me chamar”, disse a jogadora na ocasião.

Nesta quinta-feira, logo após o anúncio de seu retorno, Iziane conversou com a reportagem e mostrou-se animada com a nova oportunidade recebida.

"Fico muito feliz de ser lembrada por ele (Zanon). Nunca tive nenhum problema com ele, nem com a atual diretoria da confederação. Não havia também impedimento técnico nenhum para que voltasse. Independentemente de tudo o que aconteceu, estou disposta a ajudar. Hoje estou com 33 anos e amadureci muito. Não sou mais uma garota. Passei por muitas experiências positivas e negativas que vão somando. Quanto às polêmicas que estive envolvida eu já superei tudo. Acho que é muito mais vocês da imprensa que ficam falando e as pessoas lembram. Mas também consegui muitas coisas positivas pela seleção", afirmou em entrevista ao UOL Esporte.

A jogadora se anima também com a possibilidade de defender a equipe nacional na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016. Seria apenas sua segunda participação olímpica. Depois de jogar em Atenas -2004, não foi chamada para Pequim-2008 por causa da confusão no Pré-Olímpico e, em 2012 teve o corte antes da competição.

"Que atleta não sonha em disputar uma Olimpíada em casa? Já tive a oportunidade de jogar um Mundial no Brasil (em 2006) e fui escolhida a melhor daquela seleção. É diferente jogar frente à sua torcida, com aquele calor humano, é um apoio a mais que temos. Gosto desta responsabilidade. Se estiver na Olimpíada, quero dar o meu melhor para poder levar o Brasil ao pódio", disse

Iziane atualmente defende o Maranhão Basquete, equipe que disputa a Liga de Basquete Feminino (LBF).

Topo