Com 'apelo mundial', sinuca quer integrar programa olímpico em 2020
A sinuca pode entrar para o programa olímpico a partir de 2020. Segundo a Associação Mundial Profissional de Bilhar e Sinuca, a modalidade quer ser disputada em Jogos Olímpicos em virtude de seu apelo mundial.
“Tem sido nossa crença por algum tempo que deveríamos ter uma chance nesta plataforma mundial para o esporte”, disse Jason Ferguson, presidente da associação, segundo o site da emissora britânica BBC.
“Sozinha, a sinuca é assistida por quase meio bilhão de pessoas no mundo todo, além de ser jogada competitivamente em pelo menos 90 países”, completou.
A novidade pode estrear nas Olimpíadas de 2020, em Tóquio (Japão). O evento pode aceitar pelo menos um novo esporte ao programa olímpico. No entanto, os favoritos à inclusão na edição são beisebol e softbol, bastante populares no país.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) mudou recentemente suas regras para permitir que novas modalidades sejam acrescentadas às Olimpíadas. Em 2016, o Rio de Janeiro terá disputas olímpicas de rúgbi sevens e golfe.