La Casa de Papel 5: Teoria de fãs estava certa! Saiba tudo o que acontece no final da série

La Casa De Papel 5

[Alerta Spoilers!]. A hora do último “Bella Ciao” chegou… A Netlix liberou, nesta sexta-feira (3), a parte final da quinta temporada de “La Casa de Papel”. Depois de muita tensão, o grandioso assalto ao Banco da Espanha teve seu desfecho. Apesar de várias reviravoltas, a trama se encerrou com um final feliz. E a teoria dos fãs estava certíssima, viu?!

[Atenção: O texto a seguir contém spoilers de “La Casa de Papel” – Parte 5]

A nova leva de episódios mostrou os criminosos em desespero durante o assalto, tentando se proteger do exército espanhol dentro do banco. Além disso, a série trouxe flashbacks do personagem Berlim (Pedro Alonso). As histórias dele e o planejamento do assalto ao Banco da Espanha foram recordadas nessa viagem ao passado, de tempos antes da morte do personagem.

Continua depois da Publicidade

A narrativa ainda expôs o fim do casamento de Berlim e Tatiana (Diana Gómez). Confirmando a teoria dos fãs, após desconfiar da esposa, o assaltante seguiu a mulher e descobriu que ela estava namorando o filho dele, Rafael (Patrick Criado). Berlim engoliu sua raiva e resolveu confrontar o casal, atacando a artista e criticando o romance entre eles. Por fim, o criminoso teve um acesso de raiva no bar, destruiu copos e vidros, e acabou preso.

La Casa De Papel Berlim
Berlim explica seu grandioso plano e reaparece em flashbacks de “La Casa de Papel 5”. (Foto: Reprodução/Netflix)

Depois que ele deixa a prisão, os espectadores assistem ao reencontro de Berlim com Professor (Álvaro Morte). Nesse recomeço, longe de Tatiana, ele e o irmão começam a planejar o roubo da Casa da Moeda da Espanha. Com isso, a história mostra a prévia do crime que o público já acompanhou na primeira temporada da produção.

Continua depois da Publicidade

Nenhuma morte chocante, extração do ouro e planos interceptados

Os fãs de “La Casa de Papel” já tiveram de lidar com a perda de grandes figuras da trama – como Nairóbi (Alba Flores), Berlim, Moscou (Paco Tous), Oslo (Roberto García Ruiz) e, mais recentemente, na primeira parte da quinta temporada, a querida Tóquio (Úrsula Corberó). Desta vez, a produção teve um final menos traumático, sem nenhum assassinato inesperado.

La Casa De Papel 5 2
Bogotá tem papel fundamental na extração do ouro no último roubo da gangue. (Foto: Reprodução/Netflix)

Os personagens também conseguiram extrair o ouro do Banco da Espanha, depois de muito perrengue. A reserva nacional da Espanha foi retirada do cofre e as barras de ouro foram transformadas em pequenas bolinhas ainda no local. Isso possibilitou que uma grande quantidade do metal fosse transportada através o sistema de canos de Madrid. Já nas tubulações, o ouro foi fundido novamente em barras. Contudo, eles foram interceptados por Tatiana e Rafael – que fizeram seu retorno prontos para atacar.

Continua depois da Publicidade

Carros da polícia chegaram ao sistema pluvial e pegaram a gangue de surpresa. Professor decidiu não enfrentar os agentes, apesar de estarem em maior número que os policiais. Assim, o líder dos criminosos foi rendido, ao lado de Marselha (Luka Peros), Benjamín (Ramón Agirre) e Alicia Sierra (Najwa Nimri). Contudo, em apenas quinze minutos, eles se deram conta de que a abordagem das autoridades parecia estranha.

Rafael La Casa De Papel
Rafael, filho de Berlim, acaba se envolvendo com a ex-mulher do pai, e juntos articulam um golpe nos planos de Professor. (Foto: Divulgação/Netflix)

O grupo conseguiu escapar do furgão, mas teve uma desagradável surpresa: suas 90 toneladas de ouro haviam sido roubadas. Tudo isso por conta da ação de Tatiana. Por ter convivido muito tempo com Berlim, a ex-mulher do personagem já sabia todos os detalhes do ambicioso plano dele de assaltar o banco. Nessa situação, ela se uniu a Rafael e contratou outra equipe para impedir a gangue do Professor.

Truque de mestre no fim do assalto

Inicialmente, Professor planejava roubar a reserva nacional da Espanha para levar o país e toda a Europa a uma grande crise financeira. Isso seria sua carta na manga para conseguir a liberação de sua gangue. Entretanto, o roubo das 90 toneladas de ouro que eles haviam extraído fez com que o chefão do grupo recalculasse a rota. Assim, ele resolveu entrar no Banco da Espanha e tentar negociar – ou enrolar – com Tamayo (Fernando Cayo). Benjamin e a ex-inspetora Alicia procuraram pela reserva nacional, enquanto isso acontecia.

La Casa De Papel5 1
Professor traça uma nova estratégia e consegue dar um golpe de mestre para se safarem do roubo. (Foto: Reprodução/Netflix)

Mas eis que Professor traçou uma nova e ousada estratégia. Ele se inspirou num assalto de Berlim na Dinamarca, e usou latão para imitar as barras de ouro. Dessa forma, ele conseguiria evitar o colapso do país, fugir da cena do crime e ainda continuar com toda a grana. Apesar de relutante, Tamayo aceitou as proposições do líder da gangue. Com isso, a reserva nacional espanhola ficou com os lingotes de ouro falsos, e todos os criminosos deixaram o banco discretamente.

Continua depois da Publicidade

Novas identidades e sucesso no plano

Professor disse a Alicia que entregasse um recado para Rafael antes de entrar no Banco. Ela cumpriu o pedido e, então, repassou a mensagem para o rapaz. Como resultado, o filho de Berlim aceitou o pedido do tio e honrou o desejo de seu pai, deixando o ouro com a gangue. A decisão, inclusive, evitou uma troca de tiros.

La Casa De Papel 5 2
Depois de 5 temporadas, muito sangue e muitos perrengues, a gangue consegue curtir sua vitória. (Foto: Divulgação/Netflix)

No fim das contas, todos os membros da gangue foram dados como mortos. Denver (Jaime Lorente), que já havia saído do Banco da Espanha, foi o único que não teve o óbito decretado. Mas Professor conseguiu um plano seguro para ele – entrar no programa de proteção a testemunhas, nos cuidados de Cincinatti. Depois de tudo o que passaram, o grupo finalmente comemorou sua vitória em um avião, já em posse dos novos passaportes. No solo, Benjamín levou as 90 toneladas de ouro para Portugal.

E assim, bella tchau, tchau, tchau… “La Casa de Papel” se vai, mas já fez história enquanto durou!

https://youtu.be/qyp9onJQv6w