Coluna

Roberto Salim

O pedido de casamento que obscureceu a piscina verde do Maria Lenk

Divulgação
Roberto Salim

Roberto Salim, repórter da Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, O Globo, Gazeta Esportiva, Última Hora, Revista Placar, ESPN Brasil. Cobriu as Olimpíadas de Barcelona, Atlanta, Sydney, Athenas, Pequim e Londres. Na ESPN Brasil realizou mais de 200 documentários no programa 'Histórias do Esporte', ganhando o Prêmio Embratel com a série 'Brasil Futebol Clube' e o Prêmio Vladimir Herzog.

Colunista do UOL

Por instantes, a cor esverdeada do tanque de saltos ornamentais deixou de chamar a atenção das pessoas presentes no Parque Aquático Maria Lenk. E com certeza, a água da piscina não será o grande assunto deste domingo. Tudo por conta de um chinês apaixonado. Seu nome: Kim Qai, uma das estrelas da competição.

Mas não foi exatamente um salto bem executado o que chamou a atenção. Mesmo porque ele nem competiu. Quem estava na piscina era He Zi, que disputava a prova individual de trampolim de 3 metros.

“Ela ganhou a medalha de prata e até aí nada demais”, conta entusiasmada uma das juízas da prova. “O que transformou a tarde esportiva num início de romance, foi o gesto do Kim Qai”.

Aproveitando que o mês de agosto, mês oito, é um número que traz sorte para os chineses, Kim Qai resolveu arriscar. Quando a prova acabou e todas as competidoras estavam se retirando da piscina, ele se aproximou de sua amada e protagonizou uma cena de novela das oito: ajoelhou-se, falou... falou... falou... a ponto da torcida e dos juízes presentes pedirem legenda.

“A gente não entendia nada... só torcia”.

Afinal, ali pouquíssimos entendiam mandarim. Ele deve ter mandado uma frase como: “Ni wen wo ai… wode ai hen ai” – versos de uma música de grande sucesso em toda China, cuja tradução é: “Você pergunta o quanto eu te amo? Respondo: meu amor é grande”.

Se foi exatamente isso, só os dois sabem.

A conversa em mandarim demorou um tempo, que deixou as meninas que participaram da prova e o público em suspense.

Ela aceitaria o casamento? E o anel que ele segurava? O desfecho, aparentemente, foi feliz, porque ela pegou o anel. E todas as outras meninas correram para ver a jóia.

Com uma história dessas a piscina pode ficar roxa, que saltadora nenhuma vai se preocupar com isso.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Topo