Excluídos

Esportes que já foram olímpicos, mas não são mais

Topical Press Agency
A edição da Olimpíada de Tóquio terá 46 modalidades, com a estreia de skate, basquete 3x3, escalada, caratê e surfe, além dos retornos do beisebol e do softbol. Desde 1896, primeiros Jogos da era moderna, muitos esportes já fizeram parte programa olímpico e foram excluídos. Conheça alguns deles:
REUTERS/Issei Kato

Cabo de guerra

Acredite ou não, o esporte, que no Brasil é mais conhecido como "brincadeira de gincana", esteve no programa olímpico entre 1900 e 1920, apenas na disputa masculina. A Grã-Bretanha é a maior vencedora da modalidade, tendo conquistado dois ouros, duas pratas e um bronze.

Corrida de barco

O único esporte a motor a compor a grade olímpica foi a corrida de barcos. Em um dos eventos na edição de Londres, em 1908, apenas um dos barcos competidores terminou a prova. Grã-Bretanha e França conquistaram o ouro.

Críquete

Um dos esportes mais populares do mundo e muito apreciado na Índia, Austrália e Inglaterra, o críquete foi incluído na primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896 e na edição seguinte. Mas foi retirado por falta de participantes e interesse do público.
1394/FOLHA DE S.PAULO

Croquet

Passatempo de aristocratas britânicos, o croquet é disputado como recreação no Canadá, EUA, Austrália e França. Fez parte do programa olímpico apenas de Paris, em 1908.
David Rogers/Getty Images

Roque

A modalidade é uma versão estadunidense do croquet e só fez parte da edição de 1904, em Saint Loius. Na ocasião, apenas quatro atletas, todos dos Estados Unidos, participaram da disputa. Charles Jacobus foi o campeão.
Chicago History Museum/Getty Images

Jogo da palma

O "Jeu de paume" é uma espécie de "pai" do tênis, jogado com raquetes. Ele surgiu na França, por volta do século 8, e fez parte do programa olímpico apenas na edição de Londres-1908.
Domínio Público

Lacrosse

O esporte praticado por equipes em que os jogadores usam um taco com uma rede na ponta para manejar a bola fez parte de apenas duas edições olímpicas: Saint Louis-1904 e Londres-1908.

Salto em distância, altura e triplo sem corrida

As regras das modalidades, diferentes das disputadas atualmente, não permitiam a corrida para tomar impulso antes do salto. As categorias estiveram presentes nas Olimpíadas que ocorreram entre 1900 e 1912: Paris, Saint-Louis, Londres e Estocolmo.
Topical Press Agency/Getty Images

Natação com obstáculos

A modalidade incluía escalada de poste, salto sobre barcos e mergulho sob uma fileira de embarcações, em um percurso de 200 metros. Foi disputada apenas na Olimpíada de Paris, em 1900, e sagrou o australiano Fred Lane como campeão.

Natação submersa

Outra modalidade que só apareceu na edição de 1900, a natação submersa pontuava por cada metro percorrido e pelo tempo que cada competidor ficava embaixo d'água sem respirar.

Polo

Esporte praticado sobre cavalos, o polo entrou e saiu da grade olímpica diversas vezes. Foi disputado nas edições de 1900, 1908, 1920, 1924 e 1936. Desde a edição de Berlim, o esporte não aparece mais em uma Olimpíada.
Danilo Verpa/Folhapress/Danilo Verpa/Folhapress

Pelota basca

Surgido na Idade Média, o esporte - tradicional da região basca, no norte da Espanha, e que foi levado às colônias espanholas na América - fez parte da grade olímpica em Paris-1900. Voltou como esporte de demonstração (sem valer medalha) em 1968 e 1992.
Domínio público

Tiro ao pombo

A modalidade foi disputada em seis edições olímpicas, de 1900 a 1924. Somente em Paris (1900), 300 pombos foram mortos pelos competidores. Entre as edições de 1908 e 1924, os animais vivos foram substituídos por réplicas de argila. Foi a última vez que a modalidade fez parte do programa olímpico.
PA Images/PA Images via Getty Images

Os pombos agradecem

Publicado em 15 de julho de 2021.