Farão falta

Olimpíadas 2021: astros que não estarão em Tóquio

Por Do UOL, em São Paulo

Faltando poucos dias para começar a Olimpíada de Tóquio, a ansiedade dos atletas está a mil. Afinal, participar dos Jogos é o sonho de todo esportista. Em Tóquio, porém, não veremos muitos rostos conhecidos, que escreveram o nome na história do esporte. Eles ficarão fora por decisão pessoal, do treinador, doping e até aposentadoria. Veja quem fará falta no Japão.
Phil Noble/Reuters

Sun Yang (natação)

O nadador chinês Sun Yang foi suspenso por doping, no mês passado, por quatro anos e ficará fora da Olimpíada de Tóquio. Dono de seis medalhas olímpicas (três delas de ouro), ele poderá voltar à Olimpíada na edição de Paris-2024.
Jean Catuffe/Getty Images

Rafael Nadal (tênis)

Número três do mundo, Rafael Nadal alegou "questões físicas" e decidiu não participar da Olimpíada de Tóquio. O espanhol tem 35 anos e já foi campeão olímpico duas vezes: Pequim-2008 (simples) e Rio-2016 (duplas, com Marc Lopez).
Philippe Huguen/AFP

Decidi não participar dos campeonatos deste ano em Wimbledon e dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Nunca é uma decisão fácil de tomar, mas, depois de ouvir meu corpo e discutir com minha equipe, entendo que é a decisão certa."

Rafael Nadal

Cristiane (futebol)

Maior artilheira da história olímpica do futebol (entre homens e mulheres), Cristiane marcou 14 gols nas quatro Olimpíadas que participou e tem duas medalhas de prata na coleção (Atenas-2004 e Pequim-2008). Aos 36 anos, a atacante ficou fora da lista de Pia Sundhage para Tóquio.
EFE/Franck Robichon

Nós temos examinado de perto os jogos que ela [Cristiane] tem jogado recentemente e achamos que temos jogadoras que vão fazer muito bem e que vão jogar um excelente futebol nos Jogos Olímpicos."

Pia Sundhage,
treinadora da seleção brasileira
Facebook/CBF

Steffi Kriegerstein (canoísta)

A canoísta alemã que ganhou medalha de prata na Rio-2016 é outra que decidiu não viajar a Tóquio. Em entrevista, ela disse que ainda sente sequelas da covid-19, como cansaço excessivo e dores de cabeça.
picture alliance/picture alliance via Getty Image

LeBron James (basquete)

Astro do Los Angeles Lakers, LeBron James confirmou em junho que não participará da Olimpíada de Tóquio por opção pessoal. Com a seleção dos EUA de basquete, o atleta de 36 anos ganhou dois ouros (Pequim-2008 e Londres-2012) e um bronze (Atenas-2004).
giphy.com

Alistair Brownlee (triatlo)

O britânico de 33 anos é dono de dois ouros olímpicos (Rio-2016 e Londres-2012) no triatlo, mas não poderá tentar aumentar sua coleção, pelo menos não em Tóquio. No mês passado, ele foi flagrado tentando afogar um adversário em classificatória para os Jogos e foi desclassificado por atitude antidesportiva.
Adam Pretty/Getty Images

Não era assim que eu queria que minha última prova da World Series acontecesse. Lutei contra uma lesão no tornozelo por três meses e fiz todo o possível para melhorar e ficar em forma para competir. Eu sabia que precisava de muita sorte hoje e não era para ser. Acho que a Grã-Bretanha tem um ótimo time indo para a Olimpíada e desejo tudo de bom para eles."

Alistair Brownlee

Usain Bolt (atletismo)

Considerado o homem mais rápido do mundo, o jamaicano é dono de oito medalhas de ouro olímpicas e recordista nas provas de 100m e 200m. Bolt, que tem 34 anos, está aposentado desde 2017 e fará falta em Tóquio.
giphy.com

Michael Phelps (natação)

Aposentado desde 2016, Phelps é outro de quem vamos sentir falta em Tóquio. O maior campeão olímpico da história acumulou 28 medalhas, sendo 23 de ouro, em cinco participações olímpicas.
CLAYTON DE SOUZA/ESTADAO/NOPP

Delegação russa

Com a Rússia envolvida em um escândalo de adulteração de exames antidoping, o país foi banido de todas as competições profissionais esportivas até 2022. Os atletas que não tiveram os nomes ligados ao esquema poderão competir em Tóquio sob bandeira neutra.
REUTERS/Dylan Martinez
Publicado em 17 de julho de 2021.

Veja Também