O vôlei de praia entrou no programa olímpico meio empurrado. Isto porque não atende completamente às exigências do Comitê Olímpico Internacional, por ser praticado em poucos países, pela dependência das praias e do clima . Em 1993, quando foi incluído no programa dos Jogos de Atlanta-1996, o esporte era bastante popular apenas nos Estados Unidos, país criador da modalidade, e no Brasil.
Para a disputa dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, os jogos de vôlei de praia tiveram de ser realizados na cidade de Clayton, situada a 35 km da sede da competição americana. Além disso, foi montada uma praia artificial para ambientar as partidas. A areia para a arena da modalidade foi trazida das praias da região leste do Estado da Geórgia, já que Atlanta não fica à beira-mar.
Em 1927, um empresário francês esteve na Califórnia e assistiu às pessoas jogando vôlei de praia. Ele adorou a novidade e levou a idéia para a sua praia de nudismo em Francoville, na França. Bem mais tarde, com o intuito de chamar mais a atenção do público, a FIVB (Federação Internacional de Vôlei) criou medidas para os uniformes femininos. Os biquínis são curtos e feitos de tecidos aderentes ao corpo.