Você por aqui?

O vôlei de praia entrou no programa olímpico meio empurrado. Isto porque não atende completamente às exigências do Comitê Olímpico Internacional, por ser praticado em poucos países, pela dependência das praias e do clima . Em 1993, quando foi incluído no programa dos Jogos de Atlanta-1996, o esporte era bastante popular apenas nos Estados Unidos, país criador da modalidade, e no Brasil.

De mentirinha

Para a disputa dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, os jogos de vôlei de praia tiveram de ser realizados na cidade de Clayton, situada a 35 km da sede da competição americana. Além disso, foi montada uma praia artificial para ambientar as partidas. A areia para a arena da modalidade foi trazida das praias da região leste do Estado da Geórgia, já que Atlanta não fica à beira-mar.

Pura sensualidade

Em 1927, um empresário francês esteve na Califórnia e assistiu às pessoas jogando vôlei de praia. Ele adorou a novidade e levou a idéia para a sua praia de nudismo em Francoville, na França. Bem mais tarde, com o intuito de chamar mais a atenção do público, a FIVB (Federação Internacional de Vôlei) criou medidas para os uniformes femininos. Os biquínis são curtos e feitos de tecidos aderentes ao corpo.

VOCÊ SABIA?
  • No Pan de Santo Domingo-2003, o vôlei de praia foi realizado no mesmo local onde os dominicanos costumam fazer vendas e exposições de animais. Atrás da arena, ao lado dos vestiários e da quadra de aquecimento, havia estábulos com cavalos. Galinhas, cachorros e até ratos circulavam pelo local.
  • O atraso nas obras para o Pan-Americano de Santo Domingo, em 2003, prejudicou a disputa do vôlei de praia. Com a entrega da arena comprometida, o início da competição aconteceu um dia após o previsto.
  • Nos Estados Unidos, país criador do vôlei de praia e onde o esporte é tão popular quanto no Brasil, os jogadores não são adeptos do costume de contarem com um parceiro fixo na carreira. A troca de companheiros é freqüente e geralmente uma dupla atua junta durante uma temporada.
  • O esporte surgiu nos anos 20, em Santa Mônica (EUA), mas demorou a ser oficializado. Apesar de ser popular nos Estados Unidos e Brasil, foi reconhecido pela Federação Internacional de Vôlei em 1987.