A

Adriça:

Cabo para içar velas

Amura:

Lateral de uma embarcação

Amuras a boreste ou a bombordo:

Um barco está com amuras a boreste ou a bombordo, em correspondência com o seu lado de barlavento.

Área de dois comprimentos:

Área ao redor de uma marca ou obstáculo, cujo limite está à distância de dois comprimentos de casco do barco que esteja mais próximo dela

Arribar:

Afastar a proa da direção do vento

B

Barlavento:

Posição em que o vento chega primeiro (em relação ao sotavento)

Biruta:

Instrumento que indica a direção do vento

Bóia:

Objeto no qual um barco deve passar por um lado especificado

Bolina:

Peça móvel encaixada na parte de baixo do casco, que fica submersa e impede que o barco seja levado lateralmente pelos ventos

Bombordo:

Lado esquerdo do barco, tomando-se como referência quem está de frente para a popa

Boreste:

Lado direito do barco, tomando-se como referência quem está de frente para a popa

C

Cambar:

Mudança de rumo, passando a proa pela linha do vento

Comissão de Protesto:

Comissão formada para analisar os protestos dos velejadores após as regatas

Compromisso:

Termo usado quando a linha imaginária da proa de um barco ultrapassa a linha de popa de outro barco, ou seja, quando há disputa de posições em uma regata.

Contravento:

Etapa da regata na qual os barcos rumam em direção à bóia de marcação

Convés:

Parte de cima do veleiro

D

Dropar:

Descer da crista da onda

E

Enfurnar:

Encher de vento

Escotas:

Cabos para manusear velas

Esquadrilha:

O mesmo que flotilha

F

Flotilha:

Conjunto de barcos que disputam a competição

I

Iatismo:

Antigo nome da modalidade

J

Jibe:

O mesmo que virar em roda

M

Marca:

O mesmo que bóia

Mastro:

Peça que serve para expor as velas ao vento

O

Obstáculo:

Objeto pelo qual um barco não possa passar sem fazer uma alteração de rumo em cuja direção esteja diretamente seguindo e do qual tenha se aproximado à distância de um comprimento de seu casco

Orçar:

Aproximar a proa da direção do vento

P

Parte interessada:

Qualquer pessoa que possa ganhar ou perder com o resultado da decisão de uma Comissão de Protesto

Popa:

Parte traseira de uma embarcação

Proa:

Parte dianteira de uma embarcação

Proeiro:

Velejador que fica próximo à proa do barco fazendo contrapeso, manuseando as velas e definindo estratégias

Protesto:

Pedido de sinal de irregularidade

Q

Quilha:

Peça imóvel da parte de baixo do casco, que fica submersa e impede que o barco seja levado lateralmente pelos ventos

R

Rabeta:

A popa da prancha de windsurfe

Regata:

Prova de vela

S

Safo de popa:

Dentro de uma regata, barco que está atrás numa disputa de posições

Safo de proa:

Na regata, barco que está à frente numa disputa de posições

Sotavento:

Posição em que o vento chega depois (em relação ao barlavento)

T

Timoneiro:

Velejador que fica próximo à popa do barco fazendo contrapeso, comandando o leme e manuseando velas

Través:

Vento que vem pelos lados do barco

Tripulante:

Pessoa que está no barco

V

Virar por davante:

Mudança de direção do barco com o vento atingindo primeiro a proa

Virar em roda:

Mudança de direção do barco com o vento atingindo primeiro a popa