O trampolim consiste em uma tela - 5,05 m de largura, a 1,15 m de altura do solo -, geralmente de náilon, sustentada por molas presas em uma armação de ferro. A avaliação dos trampolinistas é feita por oito juízes. São cinco árbitros responsáveis pelas notas de execução dos movimentos, dois que cuidam da dificuldade e um central, denominado chefe.
Na série obrigatória, em que os movimentos são designados previamente pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), apenas a execução é julgada. Dentre as cinco notas dadas pelos árbitros, descartam-se a maior e menor. Somam-se as restantes, obtendo a nota total na série.
A série livre, como o próprio nome diz, é aberta à capacidade de cada atleta. Dentro do limite de dez elementos, o ginasta tem autonomia para executar os movimentos que quiser, ciente de que quanto mais difícil for o salto maior será sua nota. Nesta modalidade, execução e dificuldade são avaliados. Das cinco notas de execução, descartam-se a maior e a menor, somando-se as três intermediárias. Acrescenta-se então a nota de um juiz que avalia a dificuldade dos exercícios.
Somando-se as notas das séries obrigatória e livre obtém-se os oito melhores ginastas, masculinos e femininos, que vão disputar a final. Nessa fase, eles apresentam só a série livre.
O trampolim acrobático, popularmente conhecido como cama elástica, é a única modalidade disputada em Olimpíadas. O aparelho onde são executados os movimentos mede 5 m de comprimento, 3 m de largura e 1,15 m de altura. O atleta adquire altura e estabilidade com saltos preliminares. Então inicia a execução de 20 elementos técnicos, sem interrupções, divididos em duas séries de dez.
No trampolim sincronizado, os atletas se apresentam em aparelhos diferentes e devem executar os elementos simultaneamente. O duplo mini-trampolim, como o próprio nome diz, é menor. O atleta salta nele após uma corrida e executa dois elementos técnicos distintos sem interrupção. Já o tumbling é composto por três séries de oito exercícios acrobáticos variados, similares aos do solo da ginástica artística. Eles são executados continuamente em linha reta sobre a pista.