Personagens

Os primeiros textos que narram as aventuras de Robin Hood datam do século 14. Acredita-se que foram inspirados na vida do Conde de Huttington, que viveu no fim do século 12. Mas o mito do arqueiro que roubava dos ricos para dar aos pobres continua presente no tiro com arco. Quando um atleta crava uma flecha na traseira de outra, o feito recebe o nome de "Robin Hood". Entretanto, não é só o ele que pode ser associado ao esporte. No candomblé, a deusa da caça e da pesca, Logum Edé, está sempre com seu arco e flecha - conta-se que ela habita as matas e as águas doces.

A Maçã

Até nos teatros de ópera o tiro com arco foi encenado. Gioacchino Rossini, autor de "O Barbeiro de Sevilha", adaptou aos palcos a história de Guilherme Tell, lendário herói alemão conhecido pelas suas habilidades como arqueiro. Uma de suas lendas mais famosas é a da flechada na maçã que teve de acertar, sendo que a fruta estava sobre a cabeça do próprio filho. A "brincadeira" fazia parte de uma punição imposta pelo tirano austríaco Albrecht Gessler, desafeto do arqueiro. Guilherme Tell teria participado da guerra de libertação da Suíça face ao império da Áustria, no início do século 19.

Permitido fumar

O norte-americano Justin Huish, campeão olímpico em Atlanta-1996, era apontado como favorito para ganhar a medalha de ouro em Sydney-2000. No entanto, devido a uma acusação de tráfico de maconha, ele teve que abandonar a equipe norte-americana. E foi justamente a partir de Sydney-2000 que passou a ser permitido aos arqueiros fumar (cigarros comuns, é bom deixar claro) entre uma flechada e outra. As autoridades esportivas entenderam que a mudança poderia servir para que os atletas relaxassem, podendo assim estabilizar o desempenho em caso de abstinência.

VOCÊ SABIA?
  • Em Londres-1908, dois atletas ingleses, William e Charlotte Dod, tornaram-se os primeiros irmãos a conquistar medalhas olímpicas na mesma modalidade. William levou o ouro na categoria longa distância, e Charlotte foi prata no tiro curto.
  • Em todas as Olimpíadas, a Grã-Bretanha, pioneira do esporte, conquistou apenas 9 medalhas. As duas de ouro foram obtidas justamente em Londres-1908. Os Estados Unidos lideram o quadro geral de medalhas - são 14 de ouro e 32 no total.
  • Para saber a qual atleta pertence determinada flecha e evitar enganos como atribuir um disparo ao atirador errado, todos os arqueiros identificam as flechas pertencentes a eles, escrevendo o nome ou somente as iniciais em cada projétil atirado ao alvo.
  • A atriz Geena Davis é praticante do tiro com arco desde 1997. Ela chegou a figurar entre os 25 primeiros colocados do ranking norte-americano em 1999, quando tentava índice classificatório para Sydney-2000. Não conseguiu.
  • Tiro com arco emagrece. O esporte não parece ser dos mais movimentados, porém, uma hora praticando arco e flecha custa cerca de 234 calorias. Um pouco mais do que a canoagem, por exemplo, que gasta 216 calorias em uma hora de prática.
  • Conhecido no Brasil como arco e flecha, o nome oficial da modalidade é tiro com arco. Para se adaptar à convenção internacional, a Confederação Brasileira de Tiro com Arco adotou, em 1991, essa denominação.