Bela publicidade

A seleção brasileira de softbol escolheu uma maneira diferente para tentar promover o esporte. Tendo em vista os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro e tentando atrair patrocinadores, algumas das atletas da equipe brasileira aceitaram participar de um ensaio sensual. Nas fotos, elas aparecem só com a camiseta da seleção, bolas, luvas e tacos da modalidade. Nem todas as atletas participaram dos ensaios e muitos pais ficaram na reclamação.

Guerra no campus

O surgimento do softbol remonta ao ano de 1887, após um jogo de futebol americano entre os times da Universidade de Yale e Harvard, em Chicago, nos Estados Unidos. A equipe de Yale desbancou os universitários de Harvard e, para zombar dos adversários, ainda arremessaram luvas de boxe sobre os perdedores. Estes últimos, por sua vez, para se defender, usaram pedaços de pau para rebater os inusitados objetos. A bola mudou, o taco também, o que ficou foi o esporte.

O pulo do corvo

No softbol profissional dos Estados Unidos, é permitido um movimento considerado ilegal no esporte amador e no torneio das Olimpíadas: o crow-hopping (em tradução literal, o "pulo do corvo"). A técnica consiste em dar pequenos saltos com o pé que deveria tocar a placa de arremesso durante todo o movimento da lançadora. O objetivo é ganhar força e velocidade nos lançamentos. Nas Olimpíadas, se um árbitro flagrar a jogadora arremessando desta forma, ela é expulsa da partida.

VOCÊ SABIA?
  • Desde que estreou nos Jogos, em Atlanta-1996, a medalha dourada no softbol só teve um dono: os EUA. A força das norte-americanas é tanta que acabou por tirar o esporte dos Jogos Olímpicos a partir de 2012, assim como com o beisebol.
  • Apesar de parecer mais "light" que o beisebol, uma bola arremessada no softbol pode alcançar a velocidade de 112 km/h. E a distância entre a pitcher e a rebatedora no softbol é ainda menor. O tempo de reação da rebatedora é praticamente o mesmo.
  • Do mesmo modo que as atletas brasileiras posaram para fotos sensuais em um catálogo em 2007, a jogadora Jennie Finch, dos Estados Unidos, virou musa dos Jogos Olímpicos de Atenas. Loira, a moça virou celebridade da noite para o dia na Grécia.
  • Uma das atividades que ajudou na criação do softbol foi em 1895. Para manter os colegas ocupados, Lewis Rober, tenente da companhia nº11 de bombeiros de Minneapolis, inventou o jogo kitten ball, disputando num terreno ao lado do quartel.