Ainda criança

A medalhista de ouro mais jovem de toda a história das Olimpíadas é atleta dos saltos ornamentais. Trata-se da norte-americana Marjorie Gestring, que venceu a prova do trampolim de 3 metros em 1936, nos Jogos Olímpicos da Alemanha, disputados em Berlim. Gestring foi convocada com apenas 13 anos, mas conseguiu alcançar a maior nota entre as atletas e ficar com o ouro olímpico da competição.

Olha o pato!

As primeiras competições de saltos começaram em 1880. Na época, os competidores saltavam em lagos, já que os primeiros trampolins vieram algumas décadas depois. Algumas vezes, os atletas atrasavam seus saltos para deixar os patos, que viviam nos lagos, passarem. Em outras, mergulhavam até o fundo e voltavam todos sujos à superfície, enroscados nos entulhos deixados pelos animais no local.

Domínio Geral

Alemanha e Suécia dominaram o esporte nas Olimpíadas de Londres-1908 e de Estocolmo-1912. Os alemães conquistaram ouro e prata no trampolim de 3 m e os suecos alcançaram ouro, prata e bronze na plataforma de 10 m, na Inglaterra. Quatro anos depois, na Suécia, os anfitriões conseguiram ouro e bronze na plataforma, e os alemães levaram ouro, prata e bronze, no trampolim.

VOCÊ SABIA?
  • Pat McCormick, dos EUA, é a única campeã cuja filha medalhou no mesmo esporte. Em LA-1984, 28 anos após o ouro da mãe, Kelly foi prata no trampolim.
  • A saltadora brasileira Juliana Veloso já admitiu à imprensa ter fraturado mais de 20 ossos durante seus treinamentos de plataforma e trampolim.
  • Uma das regras dos saltos ornamentais é deixar a superfície da água sempre agitada. O objetivo é que o atleta possa perceber o nível da piscina.
  • A norte-americana Mary Ellen Clark, que conquistou dois bronzes na prova de 10 m de altura, em Barcelona-1992 e em Atlanta-1996, sofre de vertigem.