UOL Olimpíadas 2008 Modalidades Olímpicas
 

Remo

Divulgação/COB

Thiago Gomes e Thiago Almeida durante a prova skiff duplo peso leve

Confira o desempenho dos brasileiros

26/08/2008 - 11h40

No remo, surpresas no pódio e resultado fraco para o Brasil

Do UOL Esporte

Em São Paulo

Ainda não foi em Pequim que a equipe brasileira do remo incomodou países de tradição na modalidade. Os representantes da seleção nacional tiveram como melhor desempenho um 14º lugar, ficando longe da briga por medalhas.

Divulgação/COB
Anderson Nocetti ficou com 14º lugar no skiff simples, o melhor resultado do Brasil
VEJA O ÚLTIMO DIA DOS BRASILEIROS

Anderson Nocetti, veterano da delegação, foi o responsável pelo 14ª lugar, no quadro geral do skiff simples. Ele ainda perdeu uma colocação em relação a seu resultado de Atenas-2004. Vale lembrar que quatro anos atrás ele herdou uma posição depois de uma desclassificação por doping.

Primeira mulher a fazer parte da equipe brasileira de remo nos Jogos, Fabiana Beltrame também não conseguiu melhorar sua marca. Na prova feminina do skiff simples, a atleta disputou a final D e ficou com a 19ª posição no quadro geral. Um resultado inferior ao 14º lugar alcançado em Atenas. Ela já vinha de um mau desempenho nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, ficando na última colocação.

Em Pequim, Fabiana abriu caminho para mais duas representantes. Camila Carvalho e Luciana Granato já haviam participaram juntas do Pan-2007, onde não foram bem e ficaram em último lugar. Estreantes nas Olimpíadas, as duas ficaram com a 15ª colocação no skiff duplo.

Thiago Gomes chegou para sua segunda Olimpíada com um novo parceiro, Thiago Almeida, e ficou com o 17º lugar no skiff duplo masculino. Assim, subiu duas posições diante do resultado que havia conseguido em Atenas, quando competiu ao lado de José Carlos Sobral Júnior.

Nos pódios da competição surgiram algumas surpresas. No oito com feminino, competição vencida pela Romênia nas últimas três Olimpíadas, as norte-americanas, campeãs mundiais, desbancaram as favoritas e ficaram com o ouro. A Holanda ainda passou à frente das romenas para ficar com a prata.

No skiff quádruplo feminino, uma grande "zebra". As chinesas cruzaram a linha de chegada em primeiro, à frente das tricampeãs mundiais do Reino Unido.

No masculino, as competições estavam mais equilibradas. O oito com teve Canadá no alto do pódio, seguido por Reino Unido e Estados Unidos. O skiff duplo leve ficou para os britânicos, com prata para a Grécia e a Dinamarca com o bronze. Os dinamarqueses ficaram com ouro no quatro sem leve e a Polônia foi a primeira no skiff quádruplo.

Compartilhe: