- O pólo aquático é praticado em piscinas de 30 x 20 m para os homens e 25 x 17 m para as mulheres. Cada equipe é composta de sete jogadores (um goleiro) e seis reservas, totalizando 13 atletas por time. O gol tem 3 metros de largura e 90 centímetros de altura. Cada partida é composta de quatro períodos de oito minutos e, a exemplo do basquete, o cronômetro deve ser parado cada vez que o jogo for interrompido.
- Os jogadores são proibidos de tocar o fundo da piscina, bem como apoiar-se nas bordas. Os atletas, com exceção do goleiro, são proibidos de tocar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo. Também é não é permitido dar socos ou afundar a bola debaixo da água. Cada equipe tem 35 segundos para concluir seu ataque.
- As faltas no pólo aquático são divididas em simples e graves. São regras simples, por exemplo, tocar a bola com as duas mãos, ultrapassar o tempo de limite de ataque, afundar a bola, impedir que o adversário arremesse ou empurrá-lo. Já as faltas graves são espirrar água na cara do adversário, atrapalhar uma cobrança de falta e desrespeitar o árbitro. Cometer uma dessas faltas acarreta penalização de 20 s fora do jogo.
- Entre os homens a disputa dos Jogos Olímpicos é dividida em dois grupos com seis seleções. No feminino são oito seleções divididas em dois grupos de quatro. Os primeiros colocados de cada grupo vão direto para as semifinais, enquanto os segundos e terceiros lugares se enfrentam em duelos eliminatórios. Os vencedores vão às semifinais com os ganhadores destes duelos disputando o ouro olímpico.