Anfíbio

O cartola que esteve à frente do futebol mundial por 24 anos começou sua carreira esportiva dentro das piscinas. João Havelange fez parte da seleção brasileira de natação nas Olimpíadas de Berlim-1936 e de pólo aquático em Helsinque-1952, mas não chegou ao pódio em nenhuma das duas ocasiões. Anos depois de deixar as piscinas, o ex-nadador Havelange foi eleito presidente da CBD e depois da Fifa, cargo que ocupou de 1974 até 1998.

Guerra na piscina

O confronto entre União Soviética e Hungria em Melbourne-1956 ficou conhecido como Blood in the Water (Sangue na Água). Dias antes da partida, o exército da União Soviética havia invadido violentamente o território húngaro. O ódio nacionalista foi levado às piscinas e em determinado momento do jogo os atletas deixaram a bola de lado e começaram a pancadaria. O episódio está no documentário Freedom's Fury (A fúria pela liberdade).

Imundice

Nos Jogos Olímpicos em Saint Louis-1904, o pólo aquático foi disputado com as regras norte-americanas e sob condições terríveis. Segundo informaram os jornais da época, vários atletas da modalidade estavam sofrendo de febre tifóide depois de competirem em uma piscina com a água contaminada. A imprensa relatou que a água estava verde e viscosa, "como o líquido pútrido estagnado dos pântanos", afirmou um jornal da região na época.

VOCÊ SABIA?
  • Uma brasileira já ganhou o sonhado ouro olímpico. A pivô Alexandra Araújo Santis, bisneta de italianos, foi para o país europeu em 1994 jogar pólo aquático e acabou naturalizando-se italiana. Convocada para a seleção de Atenas-2004, Alexandra chegou ao lugar mais alto do pódio.
  • Em 2006, a Rede Globo estreou a novela "Pé na Jaca". O personagem principal, Arthur, interpretado por Murilo Benício era praticante de pólo aquático. Em 2001, "Malhação" também destacou a modalidade em seu enredo ao mostrar um time de alunos da escola retratada na história.
  • Os primórdios do pólo aquático eram uma verdadeira guerra. Mais parecido com rúgbi que com o futebol, as "partidas" tinham um alto grau de violência em que eram usadas até técnicas de luta. Não era raro ver sangue e jogadores desacordados.
  • No início, quando se praticava o pólo aquático em rios e lagos, uma das estratégias dos jogadores era esconder a bola dentro do calção e mergulhar na água turva para esconder-se. A idéia era sair à tona somente quando o jogador se aproximasse da meta, surpreendendo o goleiro adversário.
  • A rivalidade entre ingleses e franceses foi longe demais em Paris-1900. A semifinal entre Club La Libellule, da França, e os ingleses do Osborne Swimming Club, de Manchester, terminou em uma pancadaria generalizada. O resultado final foi uma goleada inglesa por 10 a 1.
  • A Hungria é o país com maior tradição no esporte e tem em seu passado dois jogadores que fizeram história nos Jogos. Deszo Gyarmati, que ganhou 5 medalhas entre 1948 e 1960, e Oliver Halassi, que venceu 3 ouros com uma perna amputada.