Divulgação

Carolina e Isabela: dueto

No Brasil, o nado sincronizado é relativamente recente, só chegando ao país em 1943, numa iniciativa da professora e ex-recordista mundial de natação, Maria Lenk. Ela organizou em 1943, no Rio de Janeiro, a primeira mostra de um balé aquático no país. A ex-nadadora também organizou um grupo sem fins competitivos na Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Universidade do Brasil, no Rio.

A primeira competição aconteceu na Associação Cristã de Moços do Rio, em 28 de julho de 1948, também com a organização de Maria Lenk. A fase competitiva do esporte, no entanto, só começou seis anos depois, durante os Jogos da Primavera, na antiga piscina do Fluminense. Em 1958, já com as regras oficiais traduzidas para o português, foi disputado o primeiro torneio oficial no país, o Campeonato Carioca. Em 1963, oito brasileiras participaram dos Jogos Pan-Americanos, em São Paulo.

O nado sincronizado estreou como esporte oficial nas Olimpíadas de Los Angeles-1984, na qual o Brasil foi representado por Paula e Tessa Carvalho, que terminaram na 13ª colocação. No individual, Paula ficou na 11ª posição - a melhor do país em todos os tempos na modalidade.

Paula voltou a competir em Seul-1988, ficando em 15º. Erica MacDavid e Eva Riera participaram no dueto e foram 12ª. Em Barcelona-1992 foi a vez de Cristiana Lobo e Fernanda Camargo, no dueto, alcançarem o 15º lugar e Gláucia Soutinho, no individual, ficar em 16º.

Em 1996, com a existência de um Pré-Olímpico, o Brasil deixou de disputar as Olimpíadas pela primeira vez. Em Sydney-2000, as únicas representantes do país foram as irmãs gêmeas Isabela e Carolina de Moraes. A dupla ficou no 12º lugar - melhor posição já alcançada por um dueto brasileiro. Elas também são a primeira dupla nacional presente numa final olímpica.

Em Pequim, o Brasil será representado por Lara Teixeira e Nayara Figueira, no dueto. A dupla conquistou a vaga para sua primeira Olimpíada com o 10º lugar na classificação geral na prova de dueto no Pré-Olímpico, disputado em abril no Parque Aquático da China, o Cubo D´Água.