Ao todo, são 15 categorias, baseadas no peso dos atletas, sendo oito para o masculino e sete para o feminino. A disputa é dividida em três provas. No arranco, o atleta tem que colocar o peso em cima da cabeça num único movimento. No arremesso, o atleta faz dois movimentos: primeiro, suspendendo o peso na altura dos ombros para, em seguida, erguê-lo sobre a cabeça. A soma dos desempenhos nessas duas provas resulta no aproveitamento total, a terceira prova.
Cada atleta tem três oportunidades para erguer os halteres. E o objetivo é simples: quem levantar mais peso ganha. Em caso de empate, a decisão vai para a balança: quem pesar menos vence. Se a igualdade persistir, ganha quem tiver levantado primeiro o maior peso.
Quando o competidor faz o movimento, nas duas categorias, ao levantar o peso, não é permitido que o atleta faça uma pausa durante a ação, ou finalize com a extensão dos braços de forma lenta. Sendo proibido sair da plataforma, onde é executado o levantamento, ou tocá-la com qualquer outra parte do corpo que não seja os pés. E no momento do levantamento a barra não pode tocar em sua cabeça.