AFP

Maria Elizabete em Sydney

Os primeiros atletas da modalidade surgiram no Brasil nos circos, levantando uma barra de ferro com bolas nas extremidades. A primeira evidência esportiva da modalidade apareceu apenas em 1898, na cidade da São Paulo. Mais precisamente na zona sul da capital paulistana, no bairro Vila Mariana, quando um grupo de alemães fundou o Deutscher Athleten Klub.

As cidades do Rio de Janeiro e São Paulo começaram a realizar torneios organizadamente na primeira década do século 20. Porém foi só em 1980 que a Confederação Brasileira de Levantamento de Peso foi criada na cidade do Rio.

Dois presidentes brasileiros incentivaram o levantamento de peso. No final do século 19, o filho do presidente Marechal Floriano Peixoto, Floriano Peixoto Filho, era um praticante do esporte. Com isso, houve o incentivo para a disputa de torneios no Rio.

Mas foi no Estado Novo de Getúlio Vargas que a modalidade ganhou impulso. O presidente acreditava que o levantamento de peso era uma alavanca para se constituir um "novo" homem brasileiro. Por isso, ele viabilizou a regulamentação da modalidade e em seu segundo governo, em 1946, autorizou a criação da Liga Força e Saúde, renomeada um ano depois para Federação Metropolitana de Halterofilismo. Em seguida, a sede da entidade mudou para Minas Gerais, na Universidade Federal de Viçosa, onde permanece até hoje.

A melhor colocação masculina foi a de Waldemar Viana da Silveira, em Helsinque, na Finlândia, em 1952. Ele levantou um total de 362 kg e ficou na 12ª colocação - a melhor do país em um torneio olímpico.

Nas décadas de 1950 e 1960, Bruno Barabani tornou-se o principal pesista brasileiro. Entre os anos de 1980 e 1990, ele foi sucedido por Edmílson Dantas, que participou dos Jogos Olímpicos e Pan-Americanos naquela década.

Maria Elizabete Jorge, então com 43 anos, foi a primeira representante brasileira no levantamento de peso em Olimpíadas, durante os Jogos de Sydney-2000. A brasileira estreou justamente quando a prova feminina entrou no programa oficial dos Jogos Olímpicos. A mineira de Viçosa conseguiu levantar 60 kg no arranque e 75 kg no arremesso, ficando em nono na categoria até 48 kg.

Em Atenas, nenhum atleta se classificou. Para Pequim, o Brasil terá uma vaga no masculino baseada no ranking pan-americano. Já no feminino, o país não se classificou.