Normalmente, o halterofilista vencedor da categoria 105 quilos ou mais é aclamado como "o homem mais forte do mundo". Porém, proporcionalmente, os mais leves também podem ser os maiores. O turco Naim Suleymanogiu, "o Hércules de Bolso", que tem menos de 1,50 m de altura e de 64 kg, pode levantar quase três vezes o próprio peso. Ele levou a medalha de ouro entre os penas nas últimas três edições dos Jogos Olímpicos e é sete vezes campeão mundial.
Hitler pretendia reafirmar a superioridade da raça ariana nas Olimpíadas de Berlim-1936. Sua equipe de levantamento de peso, no entanto, frustrou as expectativas e não conquistou sequer uma medalha de ouro. Inconformados, os germânicos forjaram os documentos do austríaco Josef Manger, campeão na categoria dos pesados, tornando-o cidadão alemão. O austríaco, intimidado, calou-se, e a farsa só foi descoberta anos mais tarde.
Antuérpia-1920: Pietro Bianchi, da Itália, e Albert Petterson, da Suécia, terminam empatados em segundo lugar na categoria médios (até 75 kg). Após várias tentativas de desempate, os atletas, exaustos, aceitaram a sugestão dos organizadores: a decisão do ganhador da medalha de prata seria no cara ou coroa. Bianchi ganhou. Hoje não haveria esse problema, pois a regra prevê que em caso de empate o atleta mais leve seja declarado o vencedor.