Hércules de Bolso

Normalmente, o halterofilista vencedor da categoria 105 quilos ou mais é aclamado como "o homem mais forte do mundo". Porém, proporcionalmente, os mais leves também podem ser os maiores. O turco Naim Suleymanogiu, "o Hércules de Bolso", que tem menos de 1,50 m de altura e de 64 kg, pode levantar quase três vezes o próprio peso. Ele levou a medalha de ouro entre os penas nas últimas três edições dos Jogos Olímpicos e é sete vezes campeão mundial.

Golpe sujo

Hitler pretendia reafirmar a superioridade da raça ariana nas Olimpíadas de Berlim-1936. Sua equipe de levantamento de peso, no entanto, frustrou as expectativas e não conquistou sequer uma medalha de ouro. Inconformados, os germânicos forjaram os documentos do austríaco Josef Manger, campeão na categoria dos pesados, tornando-o cidadão alemão. O austríaco, intimidado, calou-se, e a farsa só foi descoberta anos mais tarde.

Cara ou Coroa?

Antuérpia-1920: Pietro Bianchi, da Itália, e Albert Petterson, da Suécia, terminam empatados em segundo lugar na categoria médios (até 75 kg). Após várias tentativas de desempate, os atletas, exaustos, aceitaram a sugestão dos organizadores: a decisão do ganhador da medalha de prata seria no cara ou coroa. Bianchi ganhou. Hoje não haveria esse problema, pois a regra prevê que em caso de empate o atleta mais leve seja declarado o vencedor.

VOCÊ SABIA?
  • Nos primeiros Jogos Olímpicos havia duas modalidades no levantamento de peso. O levantamento com uma mão só, que foi vencida pelo inglês Lauceston Elliot, levantando 71 kg. E com duas mãos o primeiro a vencer foi o dinamarquês Viggo Jensen, com 111,5 kg.
  • O canadense Jaqcues Demers chegou a injetar urina de outra pessoa dentro de sua bexiga para não ser pego no exame antidoping em Seul-1988. Descoberto, foi banido do esporte. Demers já havia sido preso por contrabandear esteróides em 1983.
  • Após o "festival" de casos de doping que marcou a disputa olímpica de Seul, todos por uso de esteróides anabolizantes, nos Jogos seguintes, em Barcelona-1992, a competição foi considerada mediana, devido à precisão dos exames antidoping, ninguém mais ousava se reforçar com estimulantes.
  • O turco M. H. Djemal Bey, de apenas 13 anos, participou da competição de levantamento de peso das Olimpíadas de Paris-1924. Ficou em décimo quarto lugar na categoria dos penas. Na Olimpíada seguinte, já um "veterano" de 17 anos, arrebatou o oitavo lugar.