A

Área de combate:

Área de oito metros quadrados onde são disputadas lutas durante as competições

Área de perigo:

Zona de um metro que está em volta do quadrado da luta e alerta os judocas de que a área de combate está terminando

Ashi-waza:

Técnicas de perna

C

Chui:

Séria penalidade aplicada ao judoca por uma falta grave; o oponente ganha um yuko quando isso acontece

D

Dan:

Maior série de graduação do judô, que distribui, pela ordem, as faixas preta, vermelha e branca (também chamada de malhada), e vermelha

Dojo:

Local de treinos do judô

F

Faixa:

Parte do uniforme do judoca, a faixa serve também para diferenciar a graduação ao atleta. As cores variam de branca a vermelha

G

Golden score:

É disputada após um empate no tempo normal. O judoca que marcar o primeiro ponto na prorrogação vence o combate.

H

Hajimê:

Ordem do árbitro para o início do combate

Hansoku-make:

Desqualificação de um judoca por uma ofensa; o adversário ganha a luta automaticamente por ippon

Hantei:

Pedido para que os juízes dêem uma definição

Hiki-wake:

Indicação de empate

I

Ippon:

Semelhante ao nocaute no boxe, dá a vitória automaticamente ao judoca. Ele pode ocorrer de três formas: quando se atira o oponente ao chão com força, velocidade e controle e ele cai de costas; imobilizando o adversário por 25 segundos; ou fazendo-o desistir da luta por uma imobilização, chave-de-braço ou estrangulamento

J

Judogi:

O mesmo que quimono

K

Katame-waza:

Técnicas de domínio no solo

Keikoku:

Falta grave que dá ao oponente um waza-ari

Koka:

Menor unidade de pontos no judô, é obtida quando se derruba o adversário, atingindo apenas um dos quatro critérios necessários para o ippon ou imobilizando um oponente por um período entre 10 e 15 segundos

Koshiwaza:

Técnica de quadril

Kyu:

Menor série de graduação do judô, que distribui, pela ordem, as faixas branca, azul, amarela, laranja, verde, roxa e marrom

M

Matê:

Comando do árbitro que paralisa a luta temporariamente

N

Nage-waza:

Técnicas de arremesso

O

Osaekomi:

Comando do árbitro para que se inicie a contagem do tempo quando há imobilização

Osaekomi-toketa:

Comando do árbitro para que se encerre a contagem do tempo quando há imobilização

Osaekomi-waza:

Técnicas de imobilização

Q

Quimono:

Uniforme dos atletas, feito de algodão

S

Shido:

Punição imposta a um dos competidores por falta de combatividade

Shime-waza:

Técnicas de estrangulamento

Shisei:

Posição base para todos os movimentos

Sono-mama:

Comando do árbitro para que o confronto no chão se paralise, com os judocas voltando a suas posições iniciais

Soremade:

Comando do árbitro para encerrar o combate

T

Te-waza:

Técnicas de braço

Tori:

Judoca que aplica o golpe

U

Uke:

Judoca que recebe o golpe

Ukemi:

Queda

Ukemi-no-waza:

Técnicas de amortecimento de queda

Ukiotoshi:

Golpe em que o judoca prende o rival com as duas mãos e tenta levantá-lo

W

Waza-ari:

Equivalente a meio ippon. É obtido quando o judoca derruba o adversário atingindo três dos quatro critérios necessários para o ippon, ou por uma imobilização de 20 segundos

Y

Yoshi:

Comando do árbitro para continuar uma luta após uma paralisação

Yusei gachi:

Vitória por superioridade

Yuko:

Pontuação intermediária. É obtida quando o judoca derruba o adversário atingindo dois dos quatro critérios necessários para o ippon, ou por uma imobilização de 15 a 20 segundos

Z

Zona de segurança:

Área exterior ao quadrado central