Área de oito metros quadrados onde são disputadas lutas durante as competições
Zona de um metro que está em volta do quadrado da luta e alerta os judocas de que a área de combate está terminando
Técnicas de perna
Séria penalidade aplicada ao judoca por uma falta grave; o oponente ganha um yuko quando isso acontece
Maior série de graduação do judô, que distribui, pela ordem, as faixas preta, vermelha e branca (também chamada de malhada), e vermelha
Local de treinos do judô
Parte do uniforme do judoca, a faixa serve também para diferenciar a graduação ao atleta. As cores variam de branca a vermelha
É disputada após um empate no tempo normal. O judoca que marcar o primeiro ponto na prorrogação vence o combate.
Ordem do árbitro para o início do combate
Desqualificação de um judoca por uma ofensa; o adversário ganha a luta automaticamente por ippon
Pedido para que os juízes dêem uma definição
Indicação de empate
Semelhante ao nocaute no boxe, dá a vitória automaticamente ao judoca. Ele pode ocorrer de três formas: quando se atira o oponente ao chão com força, velocidade e controle e ele cai de costas; imobilizando o adversário por 25 segundos; ou fazendo-o desistir da luta por uma imobilização, chave-de-braço ou estrangulamento
O mesmo que quimono
Técnicas de domínio no solo
Falta grave que dá ao oponente um waza-ari
Menor unidade de pontos no judô, é obtida quando se derruba o adversário, atingindo apenas um dos quatro critérios necessários para o ippon ou imobilizando um oponente por um período entre 10 e 15 segundos
Técnica de quadril
Menor série de graduação do judô, que distribui, pela ordem, as faixas branca, azul, amarela, laranja, verde, roxa e marrom
Comando do árbitro que paralisa a luta temporariamente
Técnicas de arremesso
Comando do árbitro para que se inicie a contagem do tempo quando há imobilização
Comando do árbitro para que se encerre a contagem do tempo quando há imobilização
Técnicas de imobilização
Uniforme dos atletas, feito de algodão
Punição imposta a um dos competidores por falta de combatividade
Técnicas de estrangulamento
Posição base para todos os movimentos
Comando do árbitro para que o confronto no chão se paralise, com os judocas voltando a suas posições iniciais
Comando do árbitro para encerrar o combate
Técnicas de braço
Judoca que aplica o golpe
Judoca que recebe o golpe
Queda
Técnicas de amortecimento de queda
Golpe em que o judoca prende o rival com as duas mãos e tenta levantá-lo
Equivalente a meio ippon. É obtido quando o judoca derruba o adversário atingindo três dos quatro critérios necessários para o ippon, ou por uma imobilização de 20 segundos
Comando do árbitro para continuar uma luta após uma paralisação
Vitória por superioridade
Pontuação intermediária. É obtida quando o judoca derruba o adversário atingindo dois dos quatro critérios necessários para o ippon, ou por uma imobilização de 15 a 20 segundos
Área exterior ao quadrado central