UOL Olimpíadas 2008 Modalidades Olímpicas
 

Hóquei na grama

Aamir Quresh/AFP

Equipe holandesa comemora o ouro no feminino

Confira mais fotos da decisão

26/08/2008 - 12h06

'Leonas' decepcionam no hóquei, e Holanda brilha em Pequim

Do UOL Esporte

Em São Paulo

Ainda não foi desta vez que as "Leonas" argentinas conquistaram o título olímpico no hóquei feminino. Em Pequim, as musas da modalidade não conseguiram passar das semifinais em uma final antecipada diante da Holanda. Com isso, as européias tiveram a China pela frente e não tiveram problemas para levar o título por 2 a 0, conquistando o seu segundo ouro no esporte. Para as sul-americanas, restou apenas o bronze, após triunfo sobre as alemãs por 3 a 1.

Marcos Brindicci/Reuters
Leonas caem na semifinal e ficam apenas com a medalha de bronze em Pequim
LEIA MAIS SOBRE A MODALIDADE
MAIS FOTOS DOS JOGOS
QUADRO DE MEDALHAS

A Holanda terminou a primeira fase com a melhor campanha de todas as 12 equipes desta edição. A equipe somou 15 pontos, com cinco vitórias. O triunfo sobre as "Leonas" foi bem tranqüilo, pelo placar de 5 a 2.

As meninas dos Países Baixos chegaram a Pequim com um belo histórico de conquistas. As holandesas ganharam bronze em Seul-88, Atlanta-96 e Sydney-00; prata em Atenas-04; e ouro em Los Angeles-84.

A China foi uma das boas surpresas da competição. O país vinha em uma crescente no esporte: ficou em quinto em Sydney-2000 e quarto em Atenas-2004. Em casa, a seleção chinesa consolidou o aperfeiçoamento na modalidade com a conquista da prata.

No masculino, os alemães campeões olímpicos de Barcelona-1992, repetiram o feito nos Jogos de Pequim. Os germânicos subiram no lugar mais alto do pódio após bater os espanhóis por 1 a 0. A Austrália, por sua vez, venceu a Holanda por 6 a 2 e ficou com o bronze.

Espanha e Alemanha eram do mesmo grupo na primeira fase. Os espanhóis terminaram em primeiro, com 12 pontos - quatro vitórias e uma derrota -, enquanto os alemães ficaram em segundo, invictos, com 11 pontos - três vitórias e dois empates.

Nas semifinais, em um jogo muito equilibrado, a Alemanha só ganhou da Holanda nas penalidades. No tempo normal, as equipes ficaram no 1 a 1, placar que permaneceu na prorrogação. Nos pênaltis, os alemães fizeram 4 a 3. Já a Espanha não precisou de tempo extra, fez 3 a 2 nos australianos e chegou à decisão.

Compartilhe: